Edição 536 | 13 Mai 2019

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Culturas jovens

Edição 208 – Ano VI – 11-12-2006

 

Maria Isabel Mendes de Almeida, entrevistada nesta edição, afirma que “as novas formas de sociabilidade e afetividade dos jovens vêm se pautando pelo experimentalismo”. A psicóloga Helen Gonçalves fala sobre a questão sexual entre os jovens, tema também desenvolvido por Miriam Goldenberg; a psicóloga Denise Portinari e a publicitária Fernanda Coutinho abordam a questão da moda. Já Francisco Ortega afirma que “o corpo ocupou o lugar do outro. Ele é o outro, nosso parceiro e confidente privilegiado. É por isso que o interesse pelo corpo gera desinteresse pelo mundo”. O cientista social Gilberto Velho analisa o jovem contemporâneo, baseado no conceito de multipertencimento.

Juventude. O idêntico e o diferente

Edição 273 – Ano VIII – 15-9-2008

 

A juventude é sempre o idêntico e o diferente”, afirma Hilário Dick, pesquisador e que já há 35 anos trabalha com jovens de todos os recantos do Brasil. Descrever a juventude atual na sua identidade e diferença é o que fazem os pesquisadores e as pesquisadoras entrevistadas pela IHU On-Line.

A potência das ruas em debate

Edição 434 – Ano XIII – 09-12-2013

 

Nos meses de junho a outubro de 2013, o Brasil foi sacudido pela movimentação das ruas. As grandes manifestações do mês de junho não cessaram nos meses seguintes. Nesta edição a IHU On-Line retoma o debate. Pesquisadores e professores discutem as mobilizações e a violência que acompanharam as mesmas.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição