Edição 536 | 13 Mai 2019

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira alguma notícias que foram reproduzidas no sítio IHU ao longo da semana

Economia brasileira está em depressão e no fundo do poço, avaliam economistas

A retração na produção industrial em 1,3% de fevereiro para março, e de 6,1% na comparação com março de 2018, segundo números do IBGE, já era um cenário esperado, levando-se em conta as políticas, ou não políticas, do governo Jair Bolsonaro (PSL), que completou quatro meses neste início de maio. O Brasil está em depressão há quatro anos e nada indica a superação desse quadro. Na literatura de Economia, isso é chamado “histerese”.

A reportagem é de Eduardo Maretti, publicado por Rede Brasil Atual - RBA, reproduzida nas Notícias do Dia de 5-5-2019..

*******

Ecologia em fragmentos: as partes no Todo

O modelo de sociedade e o sentido de vida que os seres humanos projetaram para si, pelo menos nos últimos 400 anos, estão em crise. Este modelo nos fazia acreditar que o importante é acumular grande número de meios de vida, de riqueza material, de bens e serviços a fim de poder desfrutar a curta passagem por este planeta. Para realizar este propósito nos ajudam a ciência que conhece os mecanismos da natureza e a técnica que faz intervenções nela para benefício humano.

Escreve Leonardo Boff em artigo publicado por Congresso em Foco, reproduzido nas Notícias do Dia de 5-5-2019.

*******

Três bispos sensíveis aos apelos do Papa Francisco na Presidência da CNBB

Foram eleitos nesta segunda-feira, 6 de maio, na 57ª Assembleia Geral aqueles a quem tem sido confiado o comando da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, nos próximos quatro anos. O novo presidente é dom Walmor Azevedo, Arcebispo de Belo Horizonte - MG, o primeiro vice-presidente, dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre - RS, e o Segundo Vice-Presidente, uma novidade a partir deste ano, dom Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima.

A reportagem é de Luis Modino publicada nas Notícias do dia do IHU, em 7-5-2019.

*******

“Nenhuma reforma será eticamente aceitável se lesar os mais pobres”

O Episcopado brasileiro, reunido em sua 57ª Assembleia Geral, de 1º a 10 de maio, em Aparecida (SP) emitiu hoje a “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro”. No documento, os bispos alertam que a opção por um liberalismo exacerbado e perverso, que desidrata o Estado quase ao ponto de eliminá-lo, ignorando as políticas sociais de vital importância para a maioria da população, favorece o aumento das desigualdades e a concentração de renda em níveis intoleráveis.

A mensagem da CNBB foi publicada nas Notícias do Dia de 8-5-2019.

*******

Bolsonaro libera porte de armas para mais de 19 milhões de pessoas

Especialistas e partidos de oposição afirmaram que a medida é inconstitucional, e que irão ao Supremo Tribunal Federal para revogar o decreto. O PSOL afirmou que o decreto “usurpou as competências do Congresso Nacional, que é o único que pode ampliar as pessoas que podem portar e possuir armas”, e que o texto “vem na contramão do combate à violência e segurança pública”.

A reportagem é de Gil Alessi, publicada por El País, reproduzida nas Notícias do Dia de 8-5-2019.

*******
É a floresta, estúpido!

O Brasil está perdendo capital político com as medidas do governo Bolsonaro sobre o meio ambiente. É a única área na qual o país era visto como 'soft power' global. Na quarta-feira (08/05), oito ex-ministros do Meio Ambiente publicaram uma carta aberta com críticas à política ambiental do governo federal. O documento trata do prestígio do Brasil e sua posição no cenário internacional. Mas "as iniciativas em curso vão na direção oposta à de nosso alerta, comprometendo a imagem e a credibilidade internacional do país", segundo a carta.

O artigo é de Thomas Milz, jornalista, publicado por Deutsche Welle, reproduzido nas Notícias do Dia de 9-5-2019.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição