Edição 536 | 13 Mai 2019

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU nas últimas semanas.

"É o caos. Um caos que tem sua lógica, na qual o bolsonarismo aposta para levar adiante seu projeto autoritário"

“A situação do país é muito grave. Os índices de desemprego aumentam, as famílias estão endividadas, a economia está estagnada, o governo está enrolado em casos de corrupção e suspeitas de desvio de dinheiro público. O que abunda mesmo no governo são os falsos problemas e as teorias conspiratórias”.

Roberto Rolim Andrés é professor na Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

A economia chinesa como alternativa ao Consenso de Washington

O controle de fluxos de capitais e da taxa de câmbio pelo Banco Central da China, pontua, “são elementos importantes de sua política macroeconômica e de sua estratégia de desenvolvimento, e o que a China poderia ganhar com a completa internacionalização de sua moeda possivelmente não compensaria perder totalmente o controle”.

Luis Antonio Paulino leciona na Universidade Estadual Paulista - Unesp, na Faculdade de Filosofia e Ciências e nos cursos de graduação em Relações Internacionais e pós-graduação em Ciências Sociais.

****

China tende a assumir a hegemonia mundial e a liderança do comércio de tecnologia

“O mundo está passando pela maior transformação econômica dos últimos 250 anos” e, nesse contexto, a China poderá exercer a nova liderança Oriental, deixando para trás a hegemonia Ocidental que emergiu a partir da Revolução Industrial.

José Eustáquio Diniz Alves é doutor em Demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE/IBGE.

****

A vinculação das receitas é a garantia de que os recursos serão destinados às políticas sociais

A vinculação das receitas, mecanismo constitucional que permite dar prioridade a determinados gastos do orçamento público, é importante “pelo simples fato de considerar a democracia representativa falha”.

Fabrício Augusto de Oliveira é graduado, mestre e doutor em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

****
Mortandade de abelhas é indicador biológico: tudo pode estar contaminado

“Desaparecimento e morte de abelhas no Brasil, registrados no aplicativo Bee Alert”. A partir de análises toxicológicas em duas matrizes de abelhas africanizadas em seis estados brasileiros, Castilhos afirma que foram encontrados altos níveis de agrotóxicos.

Dayson Castilhos é graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC-RS e doutor em Ciência Animal pela mesma universidade.