Edição 535 | 29 Abril 2019

Linha do tempo

Confira algumas notícias reproduzidas nas últimas semanas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

O recorde do desemprego e da subutilização da força de trabalho no Brasil

A taxa de ocupação diminuiu no país em um momento de estagnação da produtividade, queda da renda e aumento da pobreza. Sem trabalho, o Brasil não tem futuro. Nunca houve tantas pessoas em idade de trabalhar no país. Mas o desperdício representado pelo alto nível de desemprego, subemprego e baixa taxa de ocupação é o mesmo que jogar fora a janela de oportunidade que a mudança na estrutura etária gerou e que vai se fechar em pouco tempo.

Artigo de José Eustáquio Diniz Alves, publicado por EcoDebate, reproduzido nas Notícias do Dia de 24-04-2019.

Papa propõe um abalo radical na Cúria Romana

As reformas do Papa Francisco na Cúria Romana contarão com a criação de um novo “superministério” dedicado à evangelização, que terá precedência sobre o outrora poderoso órgão doutrinal vaticano?

Reportagem de Christopher Lamb, publicada em The Tablet, reproduzida nas Notícias do Dia de 23-04-2019.

******

Indígenas em Brasília: “Desta vez, não trouxemos nem as crianças e nem idosos”

O concreto modernista de Brasília abriu espaço para centenas de barracas e lonas que formaram o 15º Acampamento Terra Livre (ATL), realizado anualmente na capital federal para chamar a atenção para as pautas indígenas.

Reportagem de Marina Rossi, publicada por El País, reproduzida nas Notícias do Dia de 25-04-2019.

******

''Vocês não agiram a tempo'': o discurso de Greta Thunberg ao Parlamento britânico

Publicamos o texto completo do discurso proferido aos deputados das Casas do Parlamento Britânico por Greta Thunberg, a sueca de 16 anos que está protagonizando o movimento global pelo clima.

O discurso de Greta Thunberg foi traduzido ao português por Moisés Sbardelotto e reproduzido nas Notícias do Dia de 25-04-2019.

''Até Jesus usava os tuítes (para o bem).'' Entrevista com Gianfranco Ravasi

O cardeal Gianfranco Ravasi, ministro da Cultura do Vaticano, diz: “Os escombros do nosso tempo são a estupidez e a vulgaridade”. Ele também mostra como Jesus utilizava os tuítes (“Dai a César..., 52 caracteres”) e quais são as principais armas do Papa Francisco. E indica os exames de consciência que a Igreja deve fazer.

A reportagem publicada em Corriere della Sera e reproduzida nas Notícias do Dia de 28-04-2019.

A ciência versus Bolsonaro

A campanha política de Jair Bolsonaro foi impulsionada, entre outras questões, por um discurso abertamente anticientífico. Durante a campanha política de 2018 e durante os primeiros cem dias de seu governo, professores, universidades e instituições de pesquisa foram sistematicamente ameaçados e assediados pelo presidente e seus aliados.

Artigo de Luiz Marques, publicado por Jornal da Unicamp e reproduzido nas Notícias do Dia de 26-04-2019.