Edição 534 | 15 Abril 2019

Retrovisor

Mística, estranha e essencial. Secularização e emancipação.

Edição 435 – Ano XIII – 16-12-2013

Nas palavras de Michel de Certeau, a mística é, ao mesmo tempo, estranha e essencial. Por sua vez, Theodor Adorno, na esteira de Gershom Scholem, propunha que a mística é uma secularização que representa um avanço emancipatório. Dotada destas características, a mística volta a ser destaque nesta edição da IHU On-Line, que reúne pesquisadores, professores e professoras de diferentes áreas do conhecimento.

Água, fogo, noite e luz. A Páscoa, hoje

Edição 288 – Ano IX – 6-4-2009

Água, Fogo, Noite e Luz são os grandes símbolos pascais. Eles apontam para o “sacramento primordial” que é o cosmos. Cosmos que vibra com a vitória do Cristo, que se levanta da morte, na manhã da Ressurreição. A vitória da vida sobre a morte é a grande mensagem pascal.

A intensa e transdisciplinar programação de Páscoa promovida pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU buscou aprofundar a compreensão do mistério pascal apelando para o cinema, a música, a ciência, a literatura, a reflexão teológico-espiritual. Enfim, uma verdadeira mistagogia.

Creio...

Edição 462 – Ano XV – 30-03-2015

Em que você acredita? O que você espera? Estas duas questões, aparentemente banais, sem importância, ganham outros contornos quando se abrem os ouvidos somente para ouvir, sem julgamentos. A presente edição da IHU On-Line convidou um conjunto de pessoas para responder a estas duas provocações, reunindo depoimentos de um jovem estudante de economia que vive no interior do Rio Grande do Sul, passando pela poesia visual do eixo Rio-São Paulo e chegando ao Norte do país, com a fala do Bispo do Pará.