Edição 533 | 01 Abril 2019

A filosofia moral de Adam Smith face às leituras reducionistas de suas obras

A edição 282 dos Cadernos IHU Ideias apresenta o artigo A filosofia moral de Adam Smith face às leituras reducionistas de suas obras, de Angela Ganem. No texto, a autora visa apresentar inicialmente a contribuição da filosofia moral de Adam Smith, tendo como eixo o sujeito moral smithiano e suas relações intersubjetivas na emergência da ordem sócio/econômica do mercado. “Em seguida, pretende-se mostrar como e quando o sujeito simpático e as suas relações intersubjetivas sofreram revezes ao longo da história da teoria do mercado na releitura de alguns de seus célebres herdeiros”, indica Angela.

Angela Ganem possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense - UFF, mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e doutorado em Economia pela Universidade de Paris X. Foi coordenadora da Pós-graduação em Economia da UFF, editora da Revista Econômica e diretora da Escola de Governo da Baixada Fluminense. Foi professora visitante e atualmente é professora colaboradora do Instituto de Economia da UFRJ.

Acesse a versão completa deste Cadernos IHU Ideias.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU Ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.