Edição 533 | 01 Abril 2019

Realidade da Região Metropolitana é tema de mostra que discute políticas públicas

João Vitor Santos

Exposição, organizada pelo ObservaSinos, programa do Instituto Humanitas Unisinos - IHU, inicia no dia 2 de abril na Unisinos Porto Alegre

Conhecer a realidade local para, a partir desses dados, debater políticas públicas que possam melhor atender as populações. Isso é o que inspira a mostra Políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre, organizada pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, através de seu programa Observatório das Realidades e das Políticas Públicas do Vale do Sinos - ObservaSinos. São dez banners que fazem um diagnóstico de áreas como educação, saúde, trabalho, moradia, mobilidade, proteção social, violência, assim como perfil do eleitorado. O material fica exposto no Espaço Luis Fernando Verissimo, no campus Porto Alegre da Unisinos, de 2 até 17 de abril. Depois, segue para exposição no Campus São Leopoldo da Unisinos até o dia 25 de abril.

Dados como a frota de veículos são importantes para se pensar políticas públicas de mobilidade urbana

O Observa, como é conhecido o programa, nasce com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a região em que a Unisinos está inserida e, com a ampliação da atuação da Universidade em Porto Alegre, o foco se estende da região do Vale do Sinos para toda Região Metropolitana da capital. “Realidades que necessitam ser amplamente analisadas, debatidas e confrontadas com as políticas públicas implementadas em cada um dos 34 municípios da região”, aponta a professora Marilene Maia, que coordena as atividades do Observa.

Marilene ainda afirma que o debate sobre essas realidades “é constitutivo de um Estado e de uma sociedade democráticos, que estão garantidos pela Constituição Federal de 1988 e que está gravemente ameaçada”. Por isso, segundo ela, é fundamental que a partir desses dados se possam pensar em políticas públicas que deem conta das necessidades dessas realidades. E isso, como frisa a professora, é um processo de construção que não se limita apenas a uma atribuição do poder público. “As políticas públicas e, em especial, as políticas sociais são mediações estratégicas para o desenvolvimento civilizatório que tem na centralidade a cidadania. Pretende-se que as políticas públicas sejam respostas às necessidades e, ao mesmo tempo, potencializadoras das capacidades humanas”, define. E reitera: “a participação dos/as cidadãos/ãs é fundamental para o planejamento, monitoramento, avaliação e controle social. E isso só irá acontecer se toda a população analisar ampla e profundamente as realidades”.

A violência é outro dado importante para se levar em conta no desenvolvimento de políticas pública

A mostra Políticas públicas na Região Metropolitana de Porto Alegre ocorre como parte das atividades do Ciclo de Debates Políticas Públicas no atual contexto brasileiro – desafios e possibilidades para a democracia, promovido pelo IHU. As atividades iniciaram em março e seguem até dia 25 de abril. Acesse a programação completa. O Ciclo é inspirado no tema da Campanha da Fraternidade de 2019, Fraternidade e Políticas Públicas, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. ■