Edição 532 | 18 Março 2019

A edição 281 dos Cadernos IHU Ideias apresenta o texto A Campanha da Legalidade e a radicalização do PTB na década de 1960. Reflexos no contexto atual, de Mário José Maestri Filho. Neste artigo, o autor procura “analisar sinteticamente a Revolução de 1930, o nacional-desenvolvimentismo getulista, e os governos de Dutra, JK e Jânio Quadros”. A pesquisa aborda “a renúncia de Jânio e as condições que permitiram a derrota da tentativa golpista”. Por fim, o autor estabelece uma rápida aproximação entre “aqueles sucessos e os dias atuais”. Segundo Maestri, diferentemente do ato extremo de Vargas em 1954 e da insurgência da Campanha da Legalidade em 1961 liderada por Leonel Brizola, “a rendição de Lula em 7-4-2018 sem resistência [...] teve consequências desastrosas para o movimento social”.

Mário José Maestri Filho possui graduação em Ciências Históricas pela Université Catholique de Louvain (1977), mestrado em Ciências Históricas – UCL (1977) e doutorado em Ciências Históricas – UCL (1980). Atualmente é professor titular do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo – UPF.

Acesse a versão completa deste Cadernos IHU Ideias.

Estas e outras edições dos Cadernos IHU Ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.