Edição 532 | 18 Março 2019

Linha do tempo

Confira algumas notícias publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

15/3 – A greve global dos adolescentes pelo clima

Os adolescentes puseram-se em marcha, vêm fazendo desde novembro manifestações crescentes e marcaram uma greve global para a próxima sexta-feira, dia 15 de março, em protesto contra a cumplicidade ou omissão dos adultos no que se refere à crise climática.

Artigo é de Luiz Marques, publicado por Jornal da Unicamp, em 13-03-2019.

*******

“A prisão dos supostos assassinos de Marielle é só um ‘cala a boca’ para a sociedade”

Para José Cláudio Souza Alves, a prisão dos dois suspeitos é apenas um 'cala a boca' para a sociedade, já que a investigação ainda não respondeu à principal pergunta que ecoa há um ano em protestos nas ruas, em redes sociais e até no carnaval: Quem mandou matar Marielle?

Entrevista de Joana Oliveira, publicada por El País, 14-3-2019.

******

“A Igreja Católica está do lado dos indígenas”. Entrevista com Eduardo Viveiros de Castro

O ataque aos povos indígenas do Brasil representa um ataque ao ecossistema global e por isso não deve preocupar apenas os brasileiros, sustenta o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro

Reportagem de Bruno Horta, publicada por Observador, 07-3-2019.

******

Na ONU, indígena critica política “integracionista, colonialista e racista” de Bolsonaro

Em discurso durante a 40ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, o indígena Avanilson Karajá criticou as políticas indigenistas adotadas pelo governo Bolsonaro. Ele denunciou o desmantelamento da Fundação Nacional do Índio (Funai), a mudança nas demarcações de terras indígenas e o “o discurso de ódio e a depreciação do governo pelos povos indígenas”.

Reportagem de Tiago Miotto, publicada por Conselho Indigenista Missionário – CIMI, em 11-3-2018.

******

#FridaysForFuture, tudo que você precisa saber sobre a greve mundial pelo clima

Jovens, conscientes, zangados e determinados. Na linha de frente com banners escritos à mão para pedir aos poderosos do mundo que não lhes "roubem o futuro". Em todo o mundo, estima-se que em cerca de 150 países, na sexta-feira 15 de março, milhares de estudantes farão greve da escola pelo clima.

Reportagem de Giacomo Talignani, publicada por La Repubblica, em 12-3-2018.

******

Francisco, seis anos depois: que há de bom, de mau e de misericordioso

Para Francisco, a Igreja não é um clube de campo para os bons e os belos. Pelo contrário, é uma ‘Igreja pobre para os pobres’, um ‘hospital de campanha’ para os feridos. É por isso que ele enfatiza a compaixão e a misericórdia.

Artigo de Thomas Reese, publicado por Religion News Service, em 13-3-2019.