Edição 532 | 18 Março 2019

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU nas últimas semanas.

A crise do Haiti é reflexo da corrupção com endosso internacional

“O sociólogo haitiano Laënnec Hurbon afirma que os haitianos estão "presos na ilusão de um estado ao qual atribuímos uma soberania que é uma quimera". Segundo Hurbon, a corrupção e o endosso da comunidade internacional se refletem na atual crise do governo.”

Laënnec Hurbon, sociólogo, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica de Paris - CNRS e professor da faculdade de Ciências Humanas da Université d’Etat d’Haiti.

****

A perestroika brasileira é absolutamente descabida

“Implantado o modelo ultraliberal, o Estado ficará completamente amarrado, incapaz de fazer o que quer que seja para minorar o quadro de anomia social, que já existe, mas que se agravará sobremaneira”

Leda Paulani, livre-docente junto ao Departamento de Economia da FEA-USP e professora do Departamento de Economia e da Pós-graduação da FEA/USP.

****

Estímulo à exploração de terras indígenas visa ao franqueamento de terras públicas para o agronegócio

“Por trás deste suposto estímulo à exploração de terras indígenas, há o franqueamento de uma quantidade imensa de terras públicas para a produção por valores irrisórios pelo agronegócio.”

Marco Antônio Delfino de Almeida, procurador do Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul.

****

O projeto anticrime agiganta o poder persecutório e punitivo do Estado

“É preciso sempre lembrar que são pobres a quase totalidade dos mortos e feridos por excessos policiais”

Adriano Pilatti, graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ e professor do Departamento de Direito da PUC-Rio.

****

Dom Ivo Lorscheiter e a conversão pelos perseguidos e injustiçados nos Anos de Chumbo

“O legado de dom Ivo ressoa tanto nos pedidos do papa Francisco por ‘pastores com cheiro das ovelhas’, quanto nos projetos que impulsionou na sua diocese”.

Thiago Torres, graduado em Filosofia pela Faculdade Palotina de Santa Maria - FAPAS e licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.