Edição 529 | 01 Outubro 2018

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Nietzsche – Filósofo do martelo e do crepúsculo

 


Edição 127 – Ano IV – 13-12-2004

A 15 de outubro de 1844, nascia Friedrich Nietzsche em Röcken, na atual Alemanha. Comemorando os 160 anos de nascimento de Nietzsche, este número da IHU On-Line, como tema de capa, discute o legado desse filósofo que, ao lado de Freud e Marx, é apontado como um dos responsáveis pela revolução das técnicas de interpretação.

Paulo Freire. Pedagogo da esperança

 


Edição 223 – Ano VII – 11-06-2007

Nesse maio de 2007, completaram-se 10 anos da morte do educador Paulo Freire. “O período de dez anos exige um balanço. Os planos decenais fixam diretrizes e metas que passam a orientar boas porções da vida de cada um e cada uma”, afirma Danilo Streck, um dos especialistas na obra de Paulo Freire no depoimento intitulado “Algumas lições do mestre”. Para relembrar o educar, a IHU On-Line ouviu especialistas em sua obra.

Hölderlin. O trágico na noite da Modernidade

 


Edição 475 – Ano XV – 19-10-2015

A obra e a vida de um dos maiores nomes da literatura alemã do século XVIII, Johann Christian Friedrich Hölderlin, é tema de debate na revista IHU On-Line desta semana. Nascido às margens do Rio Neckar, emTübingen, na Alemanha, em 1770, numa paisagem bucólica na qual viveu seus últimos 36 anos recluso em uma torre, Hölderlin morreu imerso na loucura. Além de grandes pensadores como Hegel e Musil, entre outros, ele foi o poeta preferido de Nietzsche. Seus textos influenciaram de modo decisivo a célebre obra do filósofo Assim falou Zaratustra (São Paulo: Companhia das Letras, 2011), que, a exemplo de Hipérion (São Paulo: Nova Alexandria,2003), texto escrito por Hölderlin, é uma obra poética em prosa.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição