Edição 529 | 01 Outubro 2018

Linha do tempo

Veja alguma notícias reproduzidas na seção Notícias do Dia, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

É o capitalismo, estúpido

“Os ganhos de produtividade gerados pelas novas tecnologias estão escondidos nos calabouços construídos pelo poder de mercado das grandes empresas que se apropriam do valor criado: sobem as margens de lucro e destinam seus ganhos parrudos à recompra das próprias ações e ao pagamento de dividendos”.

Artigo Luiz Gonzaga Belluzzo, economista, em artigo publicado por CartaCapital.

PT deveria realizar 'comissão da verdade' para examinar seus erros

Considerado um dos mais importantes linguistas do mundo, o filósofo e ativista de esquerda americano Noam Chomsky afirma que o PT deveria estabelecer "uma espécie de comissão da verdade" para analisar os erros cometidos pelo partido.

Entrevista com Noam Chomsky à BBC News Brasil.

Geopolítica: a Eurásia renasce — e quer ser alternativa

Ferrovias. Energia. Resistência à pressão militar dos EUA. Substituição gradual do dólar. Fórum de Vladivostok consolida parceria estratégica entre China e Rússia, no instante em que Ocidente permanece em crise.

Artigo de Pepe Escobar publicado por Asian Times e reproduzida por Outras Palavras em 16-9.

Como o Brasil falha em proteger suas crianças e adolescentes

Apesar de uma legislação infanto-juvenil avançada, metade das crianças e adolescentes brasileiros (49,7%) não tem acesso a pelo menos um dos seguintes direitos fundamentais: educação, informação, proteção contra o trabalho infantil, moradia, água e saneamento.

Reportagem de Laís Modelli, publicada por Deutsche Welle em 21-9-2018.

O futuro incerto da educação jesuíta

"A sobrevivência das faculdades e universidades dependerá de sua capacidade de se adaptar às mudanças das condições de maneira oportuna. Sua sobrevivência como instituição jesuíta dependerá do quão estão comprometidas com uma missão muito distinta. Dependerão da abertura de novos, diferentes e provavelmente menores grupos de estudantes e de suas famílias para investir em tal visão".

Artigo de Michael C. McCarthy, S.J., vice-presidente para integração e planejamento, e professor associado de teologia na Fordham University, em artigo publicado por America.

Jesuíta alemão diz que a crise de abusos pede uma grande reforma na Igreja

O Padre Klaus Mertes SJ, conhecido escritor e educador, afirmou que a última onda de revelações sobre abusos e seus encobrimentos que aconteceram em várias partes do mundo indicam que o fenômeno não é um evento localizado, mas um problema global que só poderá ser resolvido por meio da reforma da Igreja.

Reportagem publicada por La Croix International.