Edição 528 | 17 Setembro 2018

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Matteo Ricci no Imperio do Meio. Sob o signo da amizade

Edição 347 – Ano X – 18-10-2010

 

Há 400 anos faleceu Matteo Ricci, italiano de Macerata, que lançou uma ponte do Ocidente com a China. Pouco conhecido no Brasil, a vida e a obra deste jesuíta foi motivo de incontáveis eventos realizados em várias partes do mundo, especialmente na Europa e na Ásia. A IHU On-Line desta semana, na vigília da celebração de outro quarto centenário, o das Reduções Jesuítas na América do Sul, entrevistou pesquisadores especializados nos estudos da obra de Ricci.

Sabedoria, mística e tradição: religiões chinesas, indianas e africanas

Edição 309 – Ano IX – 28-9-2009

 

A edição desta semana contempla as religiões da sabedoria de origem chinesa (Confucionismo e Taoísmo), a mística de origem indiana (Hinduísmo e Budismo) e as religiões de matriz africana a partir do documentário alemão “Spurensuche” – Religiões do Mundo, dirigido por Hans Küng.

China: a nova potência mundial?

Edição 104 – Ano IV – 7-6-2004

 

Por ocasião da recente visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China, bastante se escreveu sobre o país que, para muitos, permanece desconhecido. A ênfase nas matérias publicadas sobre a China foi econômica e política. Esta edição procura aprofundar o conhecimento da realidade social, cultural e ambiental.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição