Edição | 17 Setembro 2018

Destaques On-Line

Confira algumas entrevistas publicadas no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU nas últimas semanas.

Crise econômica e modelo de desenvolvimento estão associados ao aumento do desmatamento na bacia do Xingu

“O asfaltamento da BR 163 provocou uma expansão do desmatamento porque ampliou o raio de ação da soja, ou seja, compensa cultivar soja em locais cada vez mais distantes porque o transporte é cada vez mais barato.”

Juan Doblas é graduado em engenharia geológica pela Universidad Politécnica de Madrid e mestre em geofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Aualmente é analista senior de geoprocessamento no ISA.

****

Enfrentamento da segurança pública precisa superar a lógica dos programas de governo

“A incapacidade das forças de segurança do Estado, seja pelo sucateamento de sua estrutura, seja pela promiscuidade entre elementos das corporações policiais com atividades ilícitas, torna a segurança pública um projeto inalcançável.”

Mário Pires Simão é geógrafo, graduado, mestre e doutor pela Universidade Federal Fluminense – UFF, e colaborador do Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.

****

O controle cibernético como arma de defesa e a disputa pela soberania da internet

“Mesmo que os EUA tenham milhões de ogivas nucleares, nunca serão capazes de evitar que um vírus possa atacar seus sistemas e colocar em colapso uma série de infraestruturas críticas do seu Estado.”

Danielle Jacon Ayres Pinto é bacharel e mestre em Relações Internacionais, doutora em Ciência Política e professora da UFSC.

A velha e nova polarização entre esquerda e direita

“É inegável que nessas duas décadas a democracia sofreu um golpe: civil-militar em 1964 e parlamentar em 2016.”

Maria Cláudia Moraes Leite é graduada, mestra e doutoranda em História.

****

Três projetos de país em disputa e as incertezas da governabilidade

“A eleição aparece como sendo uma solução normal para uma disputa política — e não é assim.”

Guilherme Delgado é doutor em Economia. Trabalhou durante 31 anos no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea.