Edição 527 | 27 Agosto 2018

Linha do tempo

Veja alguma notícias reproduzidas na seção Notícias do Dia, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU

Floresta Amazônica reduz capacidade de absorção de carbono chegando a quase zero

Há cerca de 20 anos, a floresta amazônica era considerada um sumidouro de carbono, retendo todos os anos meia tonelada de carbono por hectare.

Reportagem de Cimone Barros, publicada por INPA em 22-8-2018.

Bancada ruralista arma mais uma ofensiva contra povos tradicionais

Além da revogação do Decreto 6.040, pedem a suspensão nos processos de demarcação de terras de populações tradicionais. Existem cerca de cinco milhões de brasileiros que se auto reconhecem pertencentes de povos e comunidades étnicos.

Reportagem de Lilian Campelo, publicada por Brasil de Fato, em 22-8-2018.

Como o ódio viralizou no Brasil

Números sugerem que intolerância e desinformação parecem ter se naturalizado na internet brasileira. O que antes seria denunciado, hoje é curtido e compartilhado. Um sintoma não só da crise, mas de um atraso histórico.

Reportagem de Fernanda Pugliero, publicada por Deutsche Welle em 20-8-2018.

Governo e ruralistas pressionam liberação do glifosato

Agrotóxico, cuja associação com câncer e outras doenças já foi comprovada, teve seu registro suspenso pela Justiça brasileira. Mas governo, fabricantes e ruralistas pressionam a Advocacia-Geral da União pela derrubada da decisão.

Reportagem publicada por EPSJV/Fiocruz em 20-8-2018.

Importância do Brasil na biodiversidade mundial é maior do que se pensava, dizem cientistas

Quase um quarto de todos os peixes de água doce do mundo - mais precisamente 23% - estão nos rios brasileiros. Assim como 16% das aves do planeta, 12% dos mamíferos e 15% de todas as espécies de animais e plantas.

Reportagem de Camilla Costa, publicada por BBC Brasil em 19-8-2018.

Poluição do ar reduz a expectativa de vida global em mais de um ano

A poluição do ar encurta a vida humana em mais de um ano, segundo um novo estudo de uma equipe de engenheiros ambientais e pesquisadores de saúde pública.

Reportagem de Johnny Holden, publicada por University of Texas at Austin e reproduzida por EcoDebate em 23-8-2018.