Edição 526 | 13 Agosto 2018

A ética social do Papa Francisco: O Evangelho da misericórdia segundo o espírito de discernimento

O número 135 dos Cadernos Teologia Pública, publicado pelo Instituto Humanitas Unisinos - IHU, traz o artigo de Juan Carlos Scannone em que aborda perspectiva teológicas que orientam o atual pontífice. “Quando recebi o pedido da Editora Vaticana para escrever um breve volume sobre a ética social de Francisco, imediatamente pensei que o fio condutor devia ser a misericórdia, ‘princípio hermenêutico de seu pontificado’. Este princípio sucede-se imediatamente a outra característica própria do santo Padre: seu desejo de ‘uma igreja pobre para os pobres ’. Com todas as consequências que isto implica, ainda com respeito a nossa frágil ‘irmã mãe terra’”, explica o autor. Para ele, não se trata apenas do conteúdo, mas ainda do método da ética e doutrina social seguidas pelo Papa. “Dediquei a última parte deste volume ao discernimento, carisma inaciano outorgado a Francisco, mas que ele oferece à igreja universal para o seu necessário ‘perscrutar os sinais dos tempos’. Por conseguinte, a presente exposição é composta de três partes: 1) a boa nova da misericórdia; 2) uma igreja pobre para os pobres; 3) o discernimento eclesial dos sinais dos tempos”, completa.

Juan Carlos Scannone é jesuíta, foi professor em diversas universidades latino-americanas e
europeias, incluindo a Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. É ex-reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, da Universidade del Salvador. Ingressou na Companhia de Jesus em 1948 e foi ordenado sacerdote em 1962. Obteve licenciatura em Filosofia pela Faculdade de San Miguel (Argentina), e em Teologia pela Universidade de Innsbruck (Áustria). Obteve doutorado em Filosofia pela Universidade de Munique (Alemanha). A partir de 1969 foi professor de Filosofia e de Teologia na Universidad del Salvador (em Buenos Aires). Foi diretor da revista Stromata. Entre 1988 e 1998 foi um dos vice-presidentes da União Mundial de Associações Católicas de Filosofia. Foi integrante da Academia Europeia “Scientiarum et Artium” e vice-presidente da Sociedade Argentina de Teologia.

Acesse versão completa deste Cadernos Teologia Pública.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.