Edição 525 | 30 Julho 2018

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

A desigualdade no século XXI. A desconstrução do mito da meritocracia

Edição 449 – Ano XIV – 4-8-2014

 

A desigualdade sobrevive. Aliás, o mundo contemporâneo tem testemunhado o aceleramento dos níveis globais de desigualdade. Em síntese, é isso que demonstra o livro do economista francês Thomas Piketty O Capital no Século XXI (Le capital au XXIe Siècle, Paris: Seul, 2013). Ao analisar historicamente o capitalismo e desconstruir o mito da meritocracia, Piketty desafia a narrativa de que o liberalismo poderia resultar em uma sociedade mais igualitária. É diante deste horizonte, onde, via de regra, o fascínio com o aumento da renda é confundido com justiça social, que a IHU On-Line apresenta o debate sobre a desigualdade no século XXI.

Os Grundrisse de Marx em debate

Edição 381 – Ano XI – 21 -11-2011

 

Publicados integralmente e pela primeira vez em português, os Manuscritos Econômicos de 1857-1858, que compõem a importante obra de Karl Marx Os Grundrisse, são o tema de capa desta edição da IHU On-Line. Contribuem no debate sobre a atualidade e a pertinência deste clássico, tão tardiamente traduzido para o português, estudiosos da obra e do pensamento marxianos.

A financeirização do mundo e sua crise. Uma leitura a partir de Marx

Edição 278 – Ano IX – 21-10-2008

 

A mais grave e complexa crise do capitalismo depois de 1929 é a que o mundo vive neste mês de outubro de 2008. Um ciclo maior do capitalismo, iniciado há quase 80 anos, parece estar no fim. A importância do momento que nos cabe viver faz com que novamente a edição da IHU On-Line desta semana retome o tema. Se, há duas semanas, falávamos do retorno de J. M. Keynes, nesta edição testemunhamos o retorno de Marx.

Últimas edições

  • Edição 530

    Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

    Ver edição
  • Edição 529

    Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar

    Ver edição
  • Edição 528

    China, nova potência mundial – Contradições e lógicas que vêm transformando o país

    Ver edição