Edição 525 | 30 Julho 2018

Os documentos eclesiais pós-sinodais “Familiaris Consortio” de Wojtyla e “Amoris Laetitia” de Bergoglio como respostas aos desafios da pastoral matrimonial

O Cadernos Teologia número 133, traz o artigo de José Roques Junges. No texto, o autor analisa os dois documentos pós-sinodais da Igreja Católica que trataram do matrimônio, nos últimos anos, A Familiaris Consortio de Wojtyla (1982) e a Amoris Laetitia de Bergoglio (2016). “O primeiro documento tem uma perspectiva canônico-moral ao propor respostas aos problemas enfrentados pelos casais, enquanto que o segundo se caracteriza por um enfoque mistagógico-espiritual da vida matrimonial. Essa diferença de perspectiva poderia ser interpretada como uma reedição da controvérsia que, no século XVIII, opôs os dois sistemas que, naquela época, tentavam dar respostas aos problemas morais: o probabilismo que acentuava a consciência, defendido pelos jesuítas, e o probabiliorismo, centrado na lei, assumido pelos dominicanos”, analisa Roque. E completa: “Essa diferença aparece quando se considera o modo de tratar a questão da eucaristia aos divorciados nos dois documentos”.

José Roque Junges possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em História do Brasil Contemporâneo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidad Catolica de Chile e doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Università Gregoriana de Roma, Itália (1985). Atualmente é professor de bioética nos cursos de graduação da área de saúde e professor/pesquisador do PPG em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Acesse versão completa do artigo em PDF.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.