Edição 523 | 04 Junho 2018

Ciclos de Estudos – A reinvenção da política no Brasil contemporâneo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Instituto Humanitas Unisinos – IHU realizou três edições desse evento, duas ao longo de 2017 e uma no primeiro semestre desse ano. Um quarto ciclo já está sendo preparado para os meses de setembro e novembro de 2018.

Confira as atividades dos ciclos já realizados:

3º Ciclo de Estudos - A esquera e a reinvençaõ da política no Brasil contemporâneo. Limites e perspectivas

O momento brasileiro e a reinvenção política. Limites e possibilidades
MS Diego Viana – Doutorando no Programa Diversitas da FFLCH-USP e no Laboratoire du Changement Social et Politique (LCSP) da Universidade Paris Diderot (Paris VII) – França

Entrevista
- O Brasil patrimonialista, o esgotamento e a desorientação das forças políticas. Entrevista especial com Diego Viana publicada nas Notícias do Dia, de 25-5-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU.

Conferência

**

Novos desenvolvimentismos no Brasil. Tendências e desafios para a economia brasileira
Prof. Dr. Ricardo de Medeiros Carneiro – Unicamp – SP

Entrevista
- Os desafios da economia brasileira. Entrevista especial com Ricardo Carneiro publicada nas Notícias do Dia, de 13-4-2018, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

A modernidade viscosa latino-americana e a reinvenção política
Eduardo Gudynas – Centro Latino Americano de Ecología Social – CLAES – Uruguai

Entrevistas
- Progressismo: as contradições dos governos da América Latina. Entrevista com Eduardo Gudynas publicada nas Notícias do Dia, de 18-6-2014, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU;
- América Latina. “O progressismo afastou-se das ideias iniciais da esquerda”. Entrevista com Eduardo Gudynas publicada nas Notícias do Dia, de 2-3-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- Esquerda e progressismo são hoje duas coisas diferentes na América Latina. Entrevista especial com Eduardo Gudynas publicada nas Notícias do Dia, de 30-3-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

Populismo pós-estrutural e multidão. Possibilidades à reinvenção política brasileira e latino-americana
Raúl Zibechi – Uruguai

Entrevistas
- “Maior erro dos progressismos foi não ter tocado a riqueza; agora vemos avanço continental das direitas”. Entrevista com Raúl Zibechi publicada nas Notícias do Dia, 9-1-2018, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Ganó Trump, ¿y ahora? Entrevista a Raúl Zibechi publicada nas Notícias do Dia, de 11-11-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- A opção que não transformou e que perdeu o fôlego. Entrevista especial com Raúl Zibechi publicada nas Notícias do Dia, de 27-3-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

O contexto latino-americano e a reinvenção da política e da esquerda
Prof. Dr. Pablo Miguez – Universidad de Buenos Aires – UBA – Argentina

Conferência

**

O cenário político e da esquerda no Brasil à luz do contexto latino-americano
Prof. Dr. Pablo Ortellado – USP

Entrevista
- O processo de renovação da esquerda é atravancado pela 'renovada' hegemonia do PT. Entrevista especial com Pablo Ortellado publicada nas Notícias do Dia, de 23-3-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- O futuro da esquerda dependerá do modo como irá se relacionar com os movimentos sociais descentralizados. Entrevista especial com Pablo Ortellado publicada nas Notícias do Dia, de 6-9-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- A ocupação de escolas é o filho mais legítimo de Junho de 2013. Entrevista especial com Pablo Ortellado publicada nas Notícias do Dia, de 18-5-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Presságios para 2016: cenário político tumultuado e ruas desmobilizadas. Entrevista especial com Pablo Ortellado publicada nas Notícias do Dia, de 12-1-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- A crise e as disputas para redesenhar o sistema político brasileiro. Entrevista especial com Pablo Ortellado publicada nas Notícias do Dia, de 15-7-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- Segundo governo Dilma: A consolidação de uma derrota. Entrevista especial com Pablo Ortellado publicada nas Notícias do Dia, de 23-2-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- Pós-junho e pós-Copa. O desafio de, sem deixar-se capturar, impactar a política institucional. Entrevista especial com Pablo Ortellado publicada nas Notícias do Dia, de 8-8-2014, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- ‘A imprensa precisa ser pautada pelos boatos’, afirma Pablo Ortellado, pesquisador que monitora notícias políticas. Reportagem publicada nas Notícias do Dia, de 10-2-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 
- Esquerda se uniu para denunciar repressão ao movimento social, avalia Pablo Ortellado. Reportagem publicada nas Notícias do Dia, de 8-11-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

2 º Ciclo de Estudos - A reinvenção da política no Brasil contemporâneo. Limites e perspectivas

Possíveis caminhos para a reconstrução da esquerda no Brasil
Prof. Dr. Ruy Fausto - USP

Entrevistas
- “O PT não defende a causa da esquerda. Nem a do país”. Entrevista com Ruy Fausto, publicada nas Notícias do Dia de 21-7-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- A reversão da crise requer uma exigência democrática sem perda do impulso anti-capitalista. Entrevista especial com Ruy Fausto, publicada nas Notícias do Dia de 25-10-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

Perspectivismo Político e Pragmatismo Radical. Possibilidades para a reinvenção da política
Prof. Dr. Moysés Pinto Neto – ULBRA

Entrevistas
- Crise política e a desconstrução do país. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia de 23-9-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Uma saída pragmática, sem vestir vermelho, poderá promover grandes mudanças para a crise brasileira. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia 11-9-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Tudo que se refere à eleição de 2018 é sintoma da gravidade da crise política. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, Rodrigo Nunes e Caio Almendra, publicada nas Notícias do Dia 17-10-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- A política brasileira com as vísceras expostas. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia 15-12-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- A incansável denegação do genocídio e o índio inexistente. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto e Helena Palmquist, publicada nas Notícias do Dia 12-8-2014, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Muros do condomínio esquerdista transformados em pontes de diálogo pragmático com a maioria inconformada. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia 23-4-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Perspectivismo político e pragmatismo radical como alternativas à crise política. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia 30-10-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência


**

Uma esquerda para além do PT
Prof. Dr. Fábio Luís Barbosa dos Santos – UNIFESP

Entrevistas
- "Os governos 'progressistas' da América Latina foram funcionais à reprodução do neoliberalismo". Entrevista especial com Fabio Luís Barbosa dos Santos, publicada nas Notícias do Dia 11-5-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- "Não tem espaço para reforma dentro da ordem, porque as classes dominantes brasileiras não toleram qualquer mudança". Entrevista especial com Fábio Luís Barbosa, publicada nas Notícias do Dia 23-10-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

Movimentos tradicionais e movimentos autonomistas. Possibilidades à reinvenção da política e da esquerda no Brasil
Profa. MS Alana Moraes – UFRJ

Entrevistas
- Marielle e os dois pilares do poder e do capitalismo: o patriarcado e o aparato do Estado penal racista. Entrevista especial com Alana Moraes e José Cláudio Alves, publicada nas Notícias do Dia 23-3-2018, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Movimentos tradicionais, autonomistas e um novo ciclo de lutas no Brasil. Entrevista especial com Alana Moraes, publicada nas Notícias do Dia 28-4-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Não existe ‘outro mundo para se construir’. Existem outras relações e modos de vida a se construir nesse mesmo mundo. Entrevista especial com Alana Moraes, publicada nas Notícias do Dia 24-10-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

A reinvenção da política no Brasil contemporâneo

A reinvenção da esquerda brasileira no pós-lulismo. Continuidades e rupturas
Prof. Dr. Pablo Ortellado – USP

Entrevistas
- Qual é a natureza da Lava Jato? Compreendê-la é chave neste momento político. Entrevista especial com Pablo Ortellado, publicada nas Notícias do Dia 10-3-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- A ocupação de escolas é o filho mais legítimo de Junho de 2013. Entrevista especial com Pablo Ortellado, publicada nas Notícias do Dia 18-5-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

Reconstruir em campo minado. Ideias para uma esquerda pós-PT
Prof. Dr. Rodrigo Nunes – PUC-Rio

Entrevistas
- A esquerda pós-PT: "Chega uma hora em que a realidade precisa vencer o medo". Entrevista especial com Rodrigo Nunes, publicada nas Notícias do Dia 17-4-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- As manifestações renovarão os mecanismos existentes ou criarão novos? Entrevista especial com Rodrigo Nunes, publicada nas Notícias do Dia 17-2-2014, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

A desidentificação da esquerda como possibilidades na política brasileira contemporânea
Prof. Dr. Moyses Pinto Neto – ULBRA

Entrevistas
- A política brasileira com as vísceras expostas. Entrevista especial com Moysés Pinto, Neto, publicada nas Notícias do Dia 15-12-2015, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Da incompreensão das ruas à judicialização da política brasileira. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia 16-3-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Muros do condomínio esquerdista transformados em pontes de diálogo pragmático com a maioria inconformada. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia 23-4-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Uma saída pragmática, sem vestir vermelho, poderá promover grandes mudanças para a crise brasileira. Entrevista especial com Moysés Pinto Neto, publicada nas Notícias do Dia 11-9-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

Impasses e possibilidades da esquerda na América Latina
Prof. Dr. Fabio Luís Barbosa dos Santos

Entrevistas
- "Os governos 'progressistas' da América Latina foram funcionais à reprodução do neoliberalismo". Entrevista especial com Fabio Luís Barbosa dos Santos, publicada nas Notícias do Dia 11-5-2017 , no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- "Não tem espaço para reforma dentro da ordem, porque as classes dominantes brasileiras não toleram qualquer mudança". Entrevista especial com Fábio Luís Barbosa, publicada nas Notícias do Dia 23-10-2017 , no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

**

A reinvenção da política e da esquerda. Um olhar a partir das periferias
MS Henrique Bosso da Costa – USP

Entrevistas
- A esquerda optou pela obsolescência da transformação social e se rendeu à ideia de que as coisas são feitas aqui e agora. Entrevista especial com Henrique Costa, publicada nas Notícias do Dia 14-6-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- Setores políticos 'progressistas' e a compreensão enviesada e utilitarista da periferia. Entrevista especial com Henrique Costa, publicada nas Notícias do Dia 17-5-2017, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.
- A periferia paulista substitui Lula por Doria e adere ao discurso do mérito sustentado pelo lulismo. Entrevista especial com Henrique Costa, publicada nas Notícias do Dia 7-10-2016, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

Conferência

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição