Edição 521 | 07 Mai 2018

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Kroton Educacional: ‘Em termos de educação pública nunca experimentamos um inimigo com uma força social tão concentrada como esse’

A Kroton Educacional, maior empresa de educação do mundo, vai se tornar ainda maior. Na última terça-feira (24) saiu o anúncio de que a companhia assumiu o controle da Somos Educação – dona do sistema de ensino Anglo e de editoras como a Ática e Scipione, grandes produtoras de material didático.

A entrevista completa com Allan Kenji.

***

Papa Francisco às vítimas de Karadima: ''Eu fui parte do problema, eu causei isso e peço perdão''

“Eu fui parte do problema, eu causei isso e peço perdão” (“Yo fui parte del problema, yo causé esto y pido perdón”). Essa frase, de significado inequívoco, teria sido repetida por Francisco aos três chilenos – Andrés Murillo, James Hamilton e Juan Carlos Cruz – recebidos por mais de duas horas, respectivamente, nos dias 27, 28 e 29 de abril, em encontros muito privados, mas não secretos.

***

'Quando governos fracassam no direito a moradia, grandes tragédias acontecem', diz relatora da ONU sobre incêndio em SP

A mais alta autoridade das Nações Unidas para assuntos de moradia e populações sem-teto, a advogada canadense Leilane Farha diz que o incêndio que derrubou o edifício Wilton Paes de Almeida no centro de São Paulo no último dia 1º de maio causa tristeza, mas não surpresa.

A com Leilane Farha.

***

A detenção de Teresa Gimenes Guarani Mbya pela Guarda Municipal de POA e o direito à diferença

A indígena foi detida no domingo, 29-4-2018, na frente dos dois filhos, por estar com o macaquinho de estimação da família enquanto vendia artesanatos no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Uma mulher, que segurava uma coleira com seu cachorro de estimação, a denunciou.

Nota do CIMI.

***

Lucro recorde do Itaú durante a crise é anomalia do capitalismo brasileiro

Apesar da profunda crise econômica que o Brasil atravessa, o Itaú anunciou esta semana um lucro líquido de R$ 6,419 bilhões apenas no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 3,9% na comparação com o mesmo período de 2017.

***

Um novo progressismo latino-americano

“Independentemente de se vão ganhar ou perder nas próximas eleições, já podemos afirmar que surgiu outra onda progressista na região”. A reflexão é de Alfredo Serrano Mancilla, economista, atual diretor executivo do Celag (Centro Estratégico Latino-Americano de Geopolítica).

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição