Edição 518 | 27 Março 2018

Linha do Tempo

Violência de fazendeiros gaúchos contra Lula tem origem secular, afirma João Pedro Stédile
Para João Pedro Stédile, a origem dos homens que agridem a caravana de Lula no Rio Grande do Sul remonta ao século 18, quando receberam grandes extensões de terras pela matança de índios guaranis.

Reportagem de Luciano Velleda, publicada por Rede Brasil Atual - RBA, em 22-3-2018.

Grandes projetos na Amazônia expõem a influência da China em violações socioambientais
Grandes obras de logística na Amazônia Legal mostram o peso da China na mudança da dinâmica econômica da região. A ferrovia Transoceânica, a Ferrovia Paraense e a Ferrogrão são alguns dos empreendimentos que, contando com financiamento chinês, mudam a paisagem da Amazônia, violam garantias fundamentais de povos indígenas e comunidades tradicionais, e ainda trazem impactos ambientais significativos.

Reportagem de Maurício Angelo, publicado por Inesc em 19-3-2018.

Cem entidades denunciam Brasil na ONU por morte de Marielle
Mais de cem ONGs e entidades internacionais se uniram para denunciar o estado brasileiro na ONU e pediram investigações independentes sobre a morte da vereadora carioca Marielle Franco.

Reportagem de Jamil Chade, publicada por O Estado de S. Paulo em 20-3-2018.

‘As derrotas da esquerda são filhas de suas divisões’, diz Mujica em conversa com Lula
Foi um encontro de quatro ex-presidentes latino-americanos em uma praça que marca o encontro entre Brasil e Uruguai. Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, Pepe Mujica e Rafael Correa conversaram sobre os desafios da esquerda e da América Latina no período posterior aos governos de orientação social que marcaram a primeira década do século XX.

Reportagem de Luís Eduardo Gomes, publicada por Sul21, em 19-3-2018.

A morte de Marielle é um sinal ao qual devemos estar atentos
“Marielle, em resumo, encapsulava um futuro possível para o Brasil: mais mulheres na política, mais negros na universidade, mais visibilidade para a população LGBT, mais igualdade de oportunidades e acesso a direitos para todos, mais responsividade e respeito do Estado – serviços, polícia, judiciário, políticos – diante da população.”

Artigo de Rodrigo Nunes publicado por El País, em 19-3-2018.

As estratégias das marcas para infiltrar propaganda nas escolas brasileiras
A publicidade direcionada para o público infantil é considerada abusiva pelo Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2014. E o Ministério da Educação tem uma portaria proibindo qualquer tipo de propaganda em escolas públicas.

Reportagem de Leticia Mori, publicada por BBC Brasil em 20-3-2018.