Edição 513 | 16 Outubro 2017

A Bioética e o contexto hermenêutico da Biopolítica

A Biopolítica como teorema da Bioética é o tema do IX Colóquio Internacional IHU que se realiza nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, na Unisinos - campus São Leopoldo, e que inspira a revista IHU On-Line desta semana. Alguns dos/das conferencistas que estarão presentes no evento contribuem com esta edição.

Vanessa Lemm, professora na Universidade de New South Wales, na Austrália, inspirada nos trabalhos de Roberto Esposito, discute a biopolítica na perspectiva da obra de Nietzsche

Maurizio Lazzarato, filósofo e sociólogo que vive em Paris, autor de inúmeros livros, inclusive alguns traduzidos para o português, define a política da dívida como a melhor expressão da biopolítica de nosso tempo. “A dívida é uma máquina de guerra composta por automatismos financeiros”, afirma.

Agustín Domingo Moratalla, professor na Universidad Internacional Menéndez Pelayo, Espanha, retoma a noção de dom para pensarmos uma ética condizente com o mundo atual. “As éticas do cuidado recuperaram esta ideia de doação que está relacionada com a sensibilidade, o cuidado desinteressado dos outros e a generosidade”, frisa.

Victor Penchaszadeh, professor do Departamento de Ciências da Saúde da Universidad Nacional de La Matanza, Argentina, debate como os atuais estudos da genética contribuem para as garantias civis. “A genética deve agradecer às Avós da Praça de Maio, Argentina, por haver dado a esta disciplina a oportunidade de se redimir de seu passado com uma aplicação a favor dos direitos humanos”, pontua.

Fermin Roland Schramm, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, propõe uma bioética fundada no cuidado.

Alfredo Veiga-Neto, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. aborda a relação entre a biopolítica e a educação, propondo a noção de ecogovernamentalidade.

Complementam a edição as entrevistas com Alex Preukschat, um dos principais nomes do mundo no debate sobre as tecnologias blockchaim, especialmente os bitcoins; com Michael Löwy, que apresenta seu recente livro Centelhas - marxismo e revolução no século XXI (São Paulo: Boitempo, 2017); e com Luís Carlos Dalla Rosa, sobre o seu livro Economia para a vida: a rebelião dos limites e o itinerário teológico para uma economia solidária (São Leopoldo, RS: Sinodal, 2016).
A recente pesquisa realizada por Datafolha e que mostra a prevalência de jovens entre os apoiadores de Jair Bolsonaro, como possível candidato às eleições presidenciais brasileiras em 2018, é debatida por Rodrigo Nunes, Moysés Pinto Neto e Caio Almendra.

Teresa de Ávila sempre esteve presente na história do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, através de, especialmente, publicações, entrevistas e artigos. Por ocasião do início do Ano Jubilar Teresiano, no dia 15 de outubro de 2017, publicamos o artigo Moradas de Santa Teresa de Jesus: um itinerário de Amor de Assunta Romio, doutoranda de teologia na Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo, RS.

Blade Runner 2049, filme de Denis Villeneuve, é comentado por Fernando Del Corona e a Profa. Dra. Signorá Konrad é o perfil da semana.

A todas e a todos uma boa leitura e uma excelente semana!