Edição 511 | 25 Setembro 2017

Outras edições

Escolástica. Uma filosofia em diálogo com a modernidade
Edição 342 – Ano X – 06–09–2010

A realização do 17º Colóquio Anual Direito e Natureza na primeira e na segunda escolástica, da Sociedade Internacional para Estudos da Filosofia Medieval (SIEPM), realizado no ano de 2010, inspira essa edição da IHU On–Line a debater esta importante corrente filosófica da Idade Média.

O século de Heidegger
Edição 185 – Ano VI – 19–06– 2006

Martin Heidegger foi, nas palavras do Prof. Dr. Ernildo Stein, “o pensador de vulto que, na filosofia, problematizou de modo mais profundo a questão da modernidade". Segundo Stein, “com a modernidade, surgiu a questão da subjetividade e com isso a questão do método. O ser humano está livre das amarras da tradição e da história passada, para traçar o seu caminho e os seus projetos". Nessa edição, a IHU On–Line traz reflexões sobre o pensamento de Heidegger.

A Filosofia está viva?
Edição 80 – Ano III – 20–10– 2003

No ano de 2003, a Unisinos comemorava os 50 anos do curso de Filosofia. Como forma de celebrar a data, a IHU On–Line toma essa ciência como tema de capa e questiona: afinal, o que é Filosofia? E para contribuir para a reflexão publica artigos em português dos italianos Franca D’Agostini e Gianni Vattimo, que também inspiram entrevistas com professores e pesquisadores brasileiros.