Edição 209 | 18 Dezembro 2006

Simpósio Internacional O futuro da autonomia. Uma sociedade de indivíduos?

IHU Online

Confira a programação detalhada do evento no sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu) e, também, a convocatória nas Notícias Diárias do dia 14-11-2006.

"Conceitualizar e debater, em uma visão transdisciplinar, o impacto cultural da autonomia do sujeito nas relações sociais, políticas, econômicas, ecológicas e religiosas". Esse é o objetivo geral do Simpósio Internacional O futuro da autonomia. Uma sociedade de indivíduos?, que acontecerá na Unisinos de 21 a 24 de maio de 2007, em uma promoção da Unisinos e da PUC-Rio, sob a coordenação do Instituto Humanitas Unisinos. O evento também pretende descrever e refletir sobre o significado e o alcance da autonomia do sujeito para o futuro da política, da economia e da cultura na sociedade da tecnociência. Além disso, quer refletir sobre as possibilidades de uma sociedade de indivíduos autônomos e também discutir os desafios que o futuro da autonomia traz para a reflexão teológica e a experiência religiosa na contemporaneidade. Outro objetivo do Simpósio é analisar possíveis razões do viver em comum a serem dadas pelo indivíduo/sujeito autocriador. Grandes nomes farão parte da programação do evento, como o Prof. Dr. Gilles Lipovetsky e a Prof.ª Dr.ª Suely Rolnik.

O futuro da autonomia. Uma sociedade de indivíduos. Desafios e prospectivas será o tema discutido pelo Prof. Dr. Charles Melman, da Université Paris XIII. Já o Prof. Dr. Jean-Claude Monod, do CNRS, de Paris, falará sobre A secularização da secularização. Possibilidades e limites do futuro da autonomia. Um rico debate sobre a "Autonomia do indivíduo e o pensamento fraco. Os desafios para uma ética sociopolítica" será conduzido pelo Prof. Dr. Gianni Vattimo, da Università di Torino, da Itália. Enquanto isso, o Prof. Dr. Robert Castel, da EHESS, de Paris, falará sobre "O futuro da autonomia e a construção de uma sociedade de indivíduos. Uma leitura sociológica".