Edição 510 | 04 Setembro 2017

Linha do tempo

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Confira algumas Notícia reproduzidas na seção Notícias do do Dia, no sítio do IHU.

Governo Temer recua e suspende por 120 dias mineração em área da Amazônia

Alvo de críticas de um amplo leque de atores políticos e ambientais, o Governo Michel Temer suspendeu no dia 31-8-2017 os efeitos do polêmico decreto que permitia que mineradoras privadas explorassem área na Amazônica até então reservada à pesquisa estatal. O Ministério das Minas e Energia disse, em nota, que a suspensão visa promover "um amplo" debate com a sociedade sobre o tema por 120 dias.

A notícia foi publicada por El País e reproduzida nas Notícias do Dia do IHU.

**********

Povos do rio Tapajós são 'atropelados' por corredor logístico para levar soja à China, diz estudo

Impulsionada pela forte demanda do mercado chinês, a expansão do corredor logístico para escoar grãos pelo Norte do país vem deixando um rastro de impactos negativos no entorno do rio Tapajós, na Amazônia, de acordo com estudos de ONGs sobre projetos de infraestrutura na região.

A reportagem é de Júlia Dias Carneiro e publicada por BBC Brasil, reproduzida nas Notícias do Dia do IHU.

**********

Em defesa da Amazônia e do Cerrado

“A reação da sociedade a essa política de terra arrasada começa a se esboçar, como disso dá mostras uma petição da Avaaz que já conta com muitos milhares de assinaturas e cujas adesões avançam a passos largos.”

Artigo de Luiz Marques, professor livre-docente do Departamento de História do IFCH /Unicamp, reproduzido nas Notícia do Dia do sítio do IHU.

**********

Uma ponte para o passado: como chegamos até aqui?

“Não se pode dizer que o Brasil não tem recursos: só de juros da dívida, são no mínimo 400 bilhões de dinheiro público que é transferido por ano para os mais ricos. Se os juros fossem 0% - como em vários países desenvolvidos -, haveria 400 bilhões para investir em saúde, educação, transporte, saneamento e ainda sobraria.”

Artigo de Ivo Lesbaupin, sociólogo, professor da UFRJ, coordenador da ONG Iser Assessoria, reproduzido nas Notícias do Dia do sítio do IHU.

*************

Amazônia. A Igreja no Brasil contra “a exploração inescrupulosa” do governo Temer

Os ataques que o atual governo brasileiro está realizando contra o patrimônio público transformaram-se em tônica geral. O último capítulo desta triste novela aconteceu na semana que passou, com a promulgação, na última quarta-feira, de um decreto que libera a exploração mineral em uma área de quase 47 mil quilômetros quadrados entre os Estados do Pará e Amapá, em plena floresta amazônica, com a alegação de que as atividades vão contribuir para a recuperação econômica cada vez mais distante.

Reportagem publicada por Religión Digital, reproduzida nas Notícias do Dia, no sítio do IHU.

*************

Alto desemprego entre jovens produziu "geração desperdiçada"

O dilema não é novo. Para entrar no mercado de trabalho o jovem precisa de experiência. Mas como ter experiência sem uma primeira chance? Em momentos de crise como o atual, a questão se acirra. E para além da frustração que atinge em cheio todo o contingente de jovens sem emprego, desperdiçar essa força de trabalho traz efeitos negativos para o desenvolvimento e gera um desalento social que tem efeitos também sobre a vida política do país.

Reportagem publicada por CartaCapital, reproduzida nas Notícias do Dia, no sítio do IHU.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição