Edição 509 | 21 Agosto 2017

Publicações - As sociabilidades virtuais glocalizadas na metrópole: experiências do ativismo cibernético do grupo Direitos Urbanos no Recife

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Em sua edição de número 262, o Cadernos IHU ideias traz o artigo As sociabilidades virtuais glocalizadas na metrópole: experiências do ativismo cibernético do grupo Direitos Urbanos no Recife, de Breno Augusto Souto Maior Fontes e Davi Barboza Cavalcanti. O texto analisa novas formas de comunicação enquanto instrumento de mobilização e de organização de práticas de ativismo social. Os autores partem da popularização da internet e de uma gama de ferramentas que surgiram no início da década de 1990 e, em pouco tempo, transformaram radicalmente o modo como as pessoas se comunicavam, organizavam seu cotidiano e agiam sobre o mundo. Na análise, interessou colocar questões que permitam construir instrumentos analíticos para pesquisa sobre ações coletivas que utilizam a web enquanto mediadoras de processos de comunicação e interação social. Os pontos colocados foram ilustrados por um estudo empírico sobre uma plataforma virtual para a organização do debate sobre a cidade: o grupo Direitos Urbanos/Recife.

Acesse a versão completa desse Cadernos IHU ideias.

Esta e outras edições do Cadernos IHU ideias também podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no campus São Leopoldo da Unisinos (Av. Unisinos, 950), ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone (51) 3590-8213.

Últimas edições

  • Edição 539

    Do ethos ao business em tempos de “Future-se”

    Ver edição
  • Edição 538

    Grande Sertão: Veredas. Travessias

    Ver edição
  • Edição 537

    A fagocitose do capital e as possibilidades de uma economia que faz viver e não mata

    Ver edição