Edição 209 | 18 Dezembro 2006

IHU Online

Por que ainda ser cristão?

Ao final de 40 edições em 2006, tratando dos mais diferentes e complexos temas que dizem respeito à integralidade da vida humana e da Terra, a revista IHU On-Line propôs a seguinte questão para várias pessoas: Por que ainda sou cristão? Assim, nesta última edição do ano, ao invés de entrevistas, publicamos depoimentos e testemunhos. Da sua maneira, cada entrevistado mostrou a importância da fé e do cristianismo, afinal como diz o filósofo Álvaro Valls, docente nos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unisinos: “O cristianismo, descontados os desvios que sempre ocorrem na história dos homens, é uma mensagem do convívio fraternal”.

O Prof. Dr. Faustino Teixeira, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora disse que o que mantém acesa a chama cristã em seu coração é o permanente desafio de buscar acessar a dimensão de profundidade do cristianismo. Já o renomado teólogo brasileiro Leonardo Boff acredita que o cristianismo, bem como as religiões, não querem substituir a ciência e a técnica. “Estas atendem a necessidades nossas, mas são mudas e cegas quando se trata de definir o sentido da vida.” Martin Dreher, professor no Programa de Pós-Graduação em História da Unisinos, disse: “O ´hoje´ necessita mais do que nunca do Cristo!”. Plínio de Arruda Sampaio, militante histórico da esquerda brasileira, diz que ser cristão é engajar-se, ”na mesma tarefa que Ele (Jesus Cristo) veio realizar: a construção do Reino de Deus – uma sociedade baseada na justiça e na misericórdia.”

Ainda nesta edição temos entrevistas com o francês Didier Long, ex-monge beneditino e hoje diretor de uma empresa, o italiano Rosino Gibellini, teólogo, e João Batista Libânio, teólogo jesuíta, e o Prof. Dr. Paulo Soethe, professor na Universidade Federal do Paraná.

Agradecemos a todas e todos que acompanharam a trajetória da revista neste seu quinto ano de circulação, dando sugestões, apontando falhas e erros, animando a busca de novas rotas. A revista, acompanhando as férias acadêmicas, voltará a circular na primeira segunda-feira do mês de março, ou seja, no dia 5 de março de 2007.

A todas e todos um Feliz Natal e um Ano de 2007 com muita saúde e paz, ótimas férias e uma excelente leitura!