Edição 500 | 13 Março 2017

Linha do Tempo

Leia mais notícias na página do IHU

A neolatifundização da Amazônia

Dos 112 Decretos Legislativos promulgados recentemente pelo governo do presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski (PPK) com o objetivo de reativar a economia do país, dois em especial foram unânime e energicamente rechaçados por organizações indígenas andino-amazônicas e instituições ambientalistas e de direitos humanos, por representarem uma das maiores ameaças aos direitos fundamentais dos povos indígenas e originários do Peru.

O artigo é de Róger Rumrill publicado por De Olho nos Ruralistas

"Viemos do silêncio. A ele retornaremos". Entrevista com Martin Scorsese

“Viemos do silêncio, a ele retornaremos, até nos acostumarmos com ele”, diz Scorsese sorridente, quando evoca a sua adaptação do romance de Shûsaku Endô. Entretanto o cineasta continua a colocar a espiritualidade no âmago do seu cinema, de se perguntar sobre a natureza humana, palco do confronto entre o bem e o mal, com a esperança de que o homem, com a força do aprendizado, supere sua inclinação para a violência.

A entrevista foi publicada por La Vie, 02-02-2017, reproduzida no sítio do IHU.

**

Por que as mulheres da América Latina param?

Líderes feministas do Paraguai, Colômbia e Brasil expressaram os motivos pelos quais incentivam a paralisação em seus países. A violência machista em seu extremo, os femicídios e a desigualdade são os eixos de suas reivindicações. “Esta paralisação é contra o patriarcado e o capitalismo que nos explora. A força e a resistência das mulheres se veem e estão em marcha”, disse Amarilla Leiva.

Reportagem é de Mariana Carbajal, publicada por Página/12 e reproduzida no sítio do IHU.

**

"Há motivos gravíssimos por trás da renúncia de Bento XVI", afirma arcebispo italiano

É a primeira vez que um bispo credencia a ideia de um complô, de pressões e de uma chantagem por trás da renúncia de Bento XVI, dando a entender, sem meias palavras, que o Papa Ratzinger não foi embora por sua própria vontade. Uma tese que até agora tinha circulado em certas reconstruções midiáticas, corroborada e apoiada por aqueles que não se resignam ao fato de o ex-pontífice alemão não estar mais no trono.

A reportagem é de Andrea Tornielli, publicada no sítio Vatican Insider e reproduzida no sítio do IHU.

Os dois corpos do povo. Artigo de Roberto Esposito

"Pode-se dizer que o povo também tem dois corpos diferentes e às vezes opostos. Um corpo político, sujeito da soberania, e um corpo social que a sofre", escreve Roberto Esposito, filósofo italiano, professor da Escola Normal Superior de Pisa e ex-vice-diretor do Instituto Italiano de Ciências Humanas. Segundo ele, "a democracia representativa traz como consequência inevitável uma distinção entre governantes e governados”.

O artigo de Roberto Esposito foi publicado no jornal La Repubblica e reproduzido no sítio do IHU.

**

A guinada conservadora ameaça os pobres, afirma reitor da PUC Minas

“Se a economia é que, em geral, mais impacta as pessoas, não devemos nos distrair em relação aos outros setores da vida social. Um fenômeno que parece, ao mesmo tempo, se dar também em vários países do mundo, o Brasil testemunha neste momento uma triste desaceleração e recuo em iniciativas de resgate da dignidade popular. Somada à crise econômica que, como sempre, atinge de modo mais draconiano e covarde os empobrecidos.”

Artigo de professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Reitor da PUC Minas e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.