Edição 208 | 11 Dezembro 2006

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas exclusivas feitas pela IHU On-line disponíveis nas Notícias Diárias do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias Diárias do sítio do IHU. Apresentamos um resumo dos destaques que podem ser conferidos, na íntegra, na data correspondente.

Entrevista com Gláucia Vilas Boas
Título: O pensamento sociológico brasileiro

A IHU On-Line entrevistou a doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo, Gláucia Vilas Boas que lançou o livro Mudança provocada: passado e futuro do pensamento sociológico brasileiro em que expõe a sua pesquisa sobre o pensamento sociológico brasileiro da década de 1950. Confira a entrevista nas Notícias Diárias da página do IHU, no dia 5-12-2006.

Entrevista com Marlene Strey
Título: Violência intrafamiliar e de gênero: uma questão de saúde pública.

“A sociedade também é responsável pela violência intrafamiliar”, essa é uma das conclusões que a doutora em Psicologia, Marlene Strey, chegou ao desenvolver suas pesquisas sobre violência intrafamiliar e de gênero. Confira a entrevista nas Notícias Diárias da página do IHU, no dia 7-12-2006.

Entrevista com Sílvia Helena Zanirato e Edilaine Custódio Ferreira
Título: As questões antagônicas de Raízes do Brasil

Na edição 205 da IHU On-Line, o livro Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda foi discutido por muitos acadêmicos brasileiros. Voltando ao assunto e aos  70 anos de lançamento da primeira edição do livro, conversamos com a doutora em História e professora de Teorias da História na Universidade Estadual de Maringá, Sílvia Helena Zanirato e sua orientanda, mestre em História,  Edilaine Custódio Ferreira. Ambas apresentam antagonismos da obra de Sérgio Buarque e explicam cada um deles. Confira a entrevista nas Notícias Diárias da página do IHU, no dia 7-12-2006.

Entrevista com Michel Le Ven
Título: "Discutimos muito mal essa questão do desemprego, pois não trabalhar não é uma catástrofe".

“A primeira coisa a ser pensada é uma nova política de Estado, pois o Brasil hoje só trabalha para produzir e consumir. As políticas públicas adotadas pelo governo atual acabaram saindo quase como políticas assistenciais, como o Bolsa Família, que não deixa de ser uma grande arma nas mãos do desemprego.”Confira a entrevista na íntegra nas Notícias Diárias do dia 8-12-2006.