Edição 495 | 17 Outubro 2016

Retrovisor

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
Michel Foucault, 80 anos

As tecnociências e a modelagem da vida

Edição 456 - Ano XIV- 20-10-2014

Por ocasião do XIV Simpósio Internacional IHU: Revoluções tecnocientíficas, culturas, indivíduos e sociedades. A modelagem da vida, do conhecimento e dos processos produtivos na tecnociência contemporânea, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, realizado entre os dias 21 a 23 de outubro de 2014, essa edição da IHU On-Line debate alguns dos impactos da tecnociência contemporânea. Contribuem na discussão alguns dos pesquisadores nacionais e internacionais que participaram do evento.

Michel Foucault, 80 anos

Edição 203 - Ano VI – 06-11-2006

Discutir a importância do legado do filósofo francês Michel Foucault, que em 15 de outubro de 2006 completou 80 anos de vida. Essa foi a proposta dessa edição da IHU On-Line, que já na edição 119, de 18-10-2004, refletiu a respeito desse pensador, por ocasião dos 20 anos do seu falecimento. O número traz inúmeros pesquisadores que foram entrevistados pela IHU On-Line, com o propósito de repensar a atualidade e as interfaces do pensamento de Foucault com outras áreas do conhecimento.

Segurança urbana e desigualdade social

Edição 182 - Ano VI – 29-05-2006

A realização do Seminário Latino-Americano de Segurança Urbana, realizado em meio de 2006 em São Leopoldo, enseja o tema desta edição da IHU On-Line. Quando o seminário era preparado, uma iniciativa da Prefeitura de São Leopoldo, sob a coordenação do secretário de Segurança Pública, Carlos Sant´Ana e sua equipe, em parceria com o Instituto Humanitas Unisinos - IHU, estourou a tragédia social de São Paulo, que acompanhamos nas Notícias Diárias, publicadas na página web do IHU e que favoreceram a acuidade e a pertinência das entrevistas do cientista político Jorge Zaverucha, professor na UFPE, da antropóloga Alba Zaluar, professora da UERJ, da socióloga Vera Malaguti Batista, professora de Criminologia da Universidade Cândido Mendes no Rio de Janeiro, do sociólogo Luiz Eduardo Soares, do tenente-coronel Antonio Carlos Carballo Blanco, professor do Curso de Extensão em Segurança Pública da UERJ e chefe da Seção de Apoio Administrativo do Comando de Policiamento da cidade do Rio de Janeiro, do ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus Sivickas, candidato a presidente da

República nas eleições de ontem, e do cientista político João Trajano de Lima Sento-Sé, pesquisador da UERJ.