Edição 488 | 04 Julho 2016

O poder pastoral, as artes de governo e o estado moderno

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 241ª edição, publica o artigo de Castor Bartolomé Ruiz, Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS.

O poder pastoral é uma modalidade de poder que se caracteriza pela noção do cuidado do outro. É sabido que nossa concepção de democracia remete à prática política da polis grega. Porém, é muito menos conhecida a genealogia da governamentalidade do Estado moderno em sua relação ao poder de cuidado da população. No ensaio debate-se como o tipo de poder que o Estado desenvolveu ao cuidar das necessidades da população - por exemplo as políticas públicas - remete às técnicas do poder pastoral criadas pelo cristianismo ao longo dos séculos, que por sua vez tiveram influência da noção de pastorado do oriente antigo.

O poder pastoral, ao cuidar do outro, desenvolveu uma arte específica do governo das condutas. As artes de governo, longamente aperfeiçoadas pelo poder pastoral, tiveram uma decisiva influência na articulação dos modos de governar do Estado moderno. Muitas das técnicas da arte de condução das almas, próprias do poder pastoral, foram assimiladas e aperfeiçoadas pelas técnicas governamentais das populações, aplicadas pelo Estado e também pelo mercado modernos. A economia política moderna produziu uma arte específica do governo das populações influenciada pelas técnicas do poder pastoral, constituindo-se num dos marcos da biopolítica moderna.

 

O artigo completo em PDF está disponível aqui

 

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8213.■

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição