Edição 488 | 04 Julho 2016

Ricardo Machado

VII Colóquio Internacional IHU de 2017 terá como tema o legado do jesuíta
Marcelo Aquino, Alfredo Culleton e João Vila-Chã, na sala Ignacio Ellacuría

No próximo ano celebram-se os 400 anos de morte de Francisco Suárez. Trazer à tona o pensamento deste jesuíta de origem espanhola, que viveu na aurora da modernidade um momento de transição tão potente em possibilidades quanto pleno de desafios, é um exercício intelectual e ético instigante para nosso tempo. A primeira Guerra Mundial impossibilitou as celebrações dos 300 anos de morte deste pensador, que pode ser considerado o pai do direito internacional, chamado por ele de “direito das gentes”.

Desta forma, ao mesmo tempo que se tenta construir a memória de Suárez e dos demais pensadores da chamada segunda escolástica ou Escola Ibero-americana da Paz, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU lançou, no dia 20-06-2016, o VII Colóquio Internacional IHU. Metafísica e Filosofia Prática. A atualidade do pensamento de Francisco Suárez 400 anos depois.

O evento será realizado na Unisinos entre os dias 25 e 28 de setembro de 2017. O lançamento contou com a presença do Prof. Dr. João Vila-Chã, da Pontifícia Universidade Gregoriana – PUG Roma e da Conférence Mondiale des Institutions Universitaires Catholiques de Philosophie - COMIUCAP, do Prof. Dr. Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos, e do Prof. Dr. Alfredo Culleton, coordenador do PPG em Filosofia da Unisinos.

A reportagem na íntegra pode ser lida no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.