Edição 479 | 21 Dezembro 2015

O capital no século XXI e sua aplicabilidade à realidade brasileira

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 234ª edição, publica o artigo “O capital no século XXI e sua aplicabilidade à realidade brasileira”, de Róber Iturriet Avila e João Batista Santos Conceição.

O artigo apresenta uma resenha do livro O capital no século XXI, de Thomas Piketty, e traz indicadores do Brasil que se coadunam à temática do livro. Piketty resgata o debate teórico da distribuição com amparo no seu estudo inédito em um prazo temporal extenso, iniciando-se no ano 1700 até o atual estágio. Além de dialogar com outros teóricos, edifica sua própria construção teórica para explicar a desigualdade. O livro aponta o crescimento da desigualdade de renda e de riqueza após 1980 e traz proposições políticas para reversão desse processo. Após o resumo do livro, são feitas considerações críticas à obra de Piketty. Subsequentemente, são expostos dados brasileiros de distribuição de renda, de riqueza e a estruturação tributária, de modo a conectar o trabalho do autor com indicadores nacionais.

A versão em PDF do artigo está disponível.

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição