Edição 206 | 27 Novembro 2006

Terra habitável

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

A editoria Terra habitável reproduz informações das Notícias Diárias do sítio do IHU sobre meio ambiente. As notícias podem ser conferidas na íntegra nas datas correspondentes.

Mais eucaliptos no Rio Grande do Sul
 
O Grupo sueco/finlandês, Stora-Enso confirmou, que ainda não definiu o local onde implantará sua mega-fábrica de celulose no Rio Grande do Sul.  A notícia é de Políbio Braga on-line, 20-11-2006 e reproduzida pelas Notícias Diárias do sítio do IHU em 21-11-2006. 
 
Mato Grosso perdeu 43% da mata nas bacias
 
Uma análise de imagens de satélite feita por pesquisadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e do Instituto Centro de Vida (ICV) mostra que as bacias hidrográficas de Mato Grosso já perderam de 32% a 43% de sua cobertura vegetal original. A notícia é do jornal Estado de S. Paulo, de 21-11-2006, e reproduzida pelas Notícias Diárias do sítio do IHU em 21-11-2006. 
 
Índios e ecologistas, segundo Lula, entravam o crescimento econômico
 
Em discurso na inauguração da primeira usina de biodiesel associado ao álcool no Brasil, o presidente Lula afirmou que não sabe quais são as soluções para o crescimento, mas prometeu se dedicar 'até o 31 de dezembro' à missão de encontrar formas de 'destravar o País'. E listou, entre os entraves, ambientalistas, licenças ambientais, índios, quilombolas e o Ministério Público. A reportagem é de Lisandra Paraguassú, publicada no jornal Estado de S. Paulo em 22-11-2006 e reproduzida pelas Notícias Diárias do sítio do IHU em 22-11-2006.

Confira também a repercussão do discurso nas Notícias Diárias do dia 25-11-2006 e a enquête a respeito do assunto no sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu).
 
Mais 4 usinas nucleares
 
O governo deverá investir na construção de mais quatro usinas nucleares até 2030, além de Angra 3, para atender ao aumento do consumo de energia brasileiro, segundo recomendações traçadas pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia. O consumo crescerá cerca de três vezes até o final do período estudado, levando em consideração duas premissas básicas: expansão econômica de 4,1% ao ano, em média, e o acréscimo de 53 milhões de habitantes na população, número que equivale a um "novo" Nordeste. A notícia é dos jornais Valor e Estado de S. Paulo e reproduzida pelas Notícias Diárias do sítio do IHU em 23-11-2006. 
 
“Para salvar o planeta, é preciso salvar a África”
 
A  colina de lixo de Korogocho se sente de longe, muito antes de vê-la. É um muro com 30 metros de altura e 2,5 quilômetros de comprimento. Em torno do muro, vivem 120 mil pessoas, amontoadas num quilômetro quadrado. O descarregamento presenteia simultaneamente trabalho (3 mil a revirar nos refugos, o resto a vender os reciclados) e morte (um habitante do cortiço sobre 10 destruiu seu sistema respiratório).  A notícia é do Também segundo a matéria do jornal La Repubblica em 17-11-2006. Confira a notícia reproduzida pelas Notícias Diárias do sítio do IHU em 23-11-2006. 
 
Nairobi, cúpula da ONU sobre o clima
 
Chama-se Kioto plus e é um acordo superpotenciado: o corte às emissões de gás serra passam dos 5 por cento aos sessenta por cento, o crescimento da temperatura é bloqueado sob a barreira dos dois graus, a catástrofe climática evitada por um sopro. Não é o texto que votarão os 6 mil delegados acorridos a Nairóbi para a conferência sobre o clima organizada pela ONU. Mas pela primeira vez, esta terapia, em condições de curar a febre da Terra, foi prescrita por três membros do G8 (Grã Bretanha, França e Itália) e prepara-se para ser apoiada pela União Européia. Assim, inicia uma matéria especial sobre a Conferência sobre o Clima, em Nairóbi, publicada no jornal La Repubblica, em 17-11-2006. Confira a notícia reproduzida pelas Notícias Diárias do sítio do IHU em 23-11-2006.

 

Últimas edições

  • Edição 534

    Etty Hillesum - A resistência alegre contra o mal

    Ver edição
  • Edição 533

    Direito à Moradia, Direito à Cidade

    Ver edição
  • Edição 532

    Veganismo. Por uma outra relação com a vida no e do planeta

    Ver edição