Edição 478 | 30 Novembro 2015

Migrantes por necessidade: o caso dos senegaleses no Norte do RS

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Cadernos IHU ideias, em sua 232ª edição, publica o artigo Migrantes por necessidade: o caso dos senegaleses no Norte do RS, de Dirceu Benincá e Vânia Aguiar Pinheiro.
Migrantes por necessidade: o caso dos senegaleses no Norte do RS

O texto aborda a situação dos senegaleses que vivem na cidade de Erechim, Rio Grande do Sul, feitos migrantes em função do trabalho. As adversidades experimentadas no país de origem, na viagem e no novo meio social misturam-se à esperança de uma vida melhor. Após situar o fenômeno migratório no contexto da globalização neoliberal, destacam-se aspectos da identidade dos senegaleses. Na sequência, são analisadas algumas das dificuldades enfrentadas por eles, sobretudo relacionadas ao trabalho, ao idioma, à distância da pátria-mãe e à inserção na sociedade local.

Para acessar a versão digital clique e acesse.  

Esta e outras edições dos Cadernos IHU ideias podem ser adquiridas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos - IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Informações pelo telefone 55 (51) 3590 8247.

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição