Edição 477 | 16 Novembro 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas edições já publicadas da IHU On-Line
Refugiados, uma diáspora em tempos globais

Refugiados, uma diáspora em tempos globais

Edição 362 - Ano XI - 23.05.2011

O drama mundial dos refugiados é o tema de capa desta edição IHU On-Line. Contribuem para o debate Andrés Ramirez, Peter Balleis, Juan Felipe Carrillo, Padre Alfredo Infante e Wooldy Edson Louidor. Outros entrevistados são Roger Zetter, Paulo Welter, Jacques Wainberg, Karin Kaid Wapechowski e Denise Jardim. Em 1951, quando foi assinada a Convenção de Genebra, que reconheceu a denominação “refugiado” e seus direitos, o mundo vivia as primeiras grandes mudanças estruturais e contabilizava as consequências de grandes conflitos. Hoje, sessenta anos depois, o número de refugiados cresceu proporcionalmente à população e reflete de maneira clara a crise dos tempos globais.

 

Ubuntu. 'Eu sou porque nos somos'

Edição 353 - Ano X - 06.12.2010

O Ubuntu é o tema de capa desta edição. Participam do debate Dirk Louw, Mogobe Ramose, Dalene Swanson, Dalene Swanson, Bas’Ilele Malomalo e Drucilla Cornell.

Dos povos originários da África, surge uma concepção ética que desafia o estilo de vida da sociedade contemporânea: o ubuntu. Para os povos de língua bantu, esse termo significa “eu sou porque nós somos”. Essa “filosofia do Nós” pensa a comunidade, em seu sentido mais pleno, como todos os seres do universo. Todos nós somos família.

 

Fé, justiça e diálogo inter-religioso e intercultural

337 - Ano X - 02.08.2010

Fé, justiça e diálogo inter-religioso e intercultural é o tema de capa da edição 337 da IHU On-Line, de 02/08/2010. Contribuem para a discussão Alfredo Ferro Medina, Antônio José Maria de Abreu, João Inácio Wenzel, José Ivo Follmann, Mauricio García Durán, Octavio Figueroa, Roberto Jaramillo Bernal, Thierry Linard de Guertechin, Pedro Miguel Lamet, Cesar Sanson, André Langer e Darli de Fátima Sampaio

O tema de capa da revista IHU On-Line desta semana é inspirado pela realização, aqui em São Leopoldo, RS, da reunião latino-americana dos coordenadores e diretores dos Centros Sociais da Companhia de Jesus.

Buscando entender melhor a inspiração destes centros sociais espalhados pela América Latina e o serviço que tentam prestar, entrevistamos alguns diretores e pesquisadores que neles atuam.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição