Edição 462 | 30 Março 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
A economia e o paradoxo da felicidade

A economia e o paradoxo da felicidade

Edição 454 – Ano XIV – 15-09-2014

A imposição do econômico, a cultura do ter, adquirir, consumir para se tornar cidadão, sobre todas as dimensões da vida humana é que nos faz questionar sobre a felicidade. O Paradoxo da Felicidade evidencia que não há uma relação direta entre o enriquecimento de um país e a felicidade dos que nele vivem. Erigir o Produto Interno Bruto – PIB como categoria e critério de uma política econômica é um engano. Uma economia que está a serviço da sociedade e da pessoa humana exige outras categorias e critérios que levem em conta a felicidade dos seres humanos. É nesse cenário que o debate se dá nesse número da revista que conta com as contribuições de Castor Bartolomé Ruiz, Hervé Kempf, John Ralston Saul, Cláudio Oliveira da Silva, Richard Easterlin e Stefano Zamagni.

 

Cinema e transcendência. Um debate

Edição 412 – Ano XII – 18-12-2012

Pasolini, Bergman, Lars von Trier, Malick, Cameron, diretores de obras como o clássico O Evangelho segundo São Mateus até o futurista Avatar, passando por importantes diretores indianos, japoneses, chineses e coreanos, são alguns nomes do panorama cinematográfico debatido nessa edição da IHU-On-Line. Tendo como cenário o final de ano de 2012, o número discute os diferentes e controversos modos de presença da transcendência no cinema contemporâneo. Entre os entrevistados que propõem uma reflexão acerca do tema estão: Andreia Vasconcellos, Faustino Teixeira, Flávia Arielo, José Abílio Perez, Júlio Cézar Adam, Luiz Vadico, Rodrigo Petronio e Luiz Felipe Pondé.

 

Água, Fogo, Noite e Luz. A Páscoa, hoje

Edição 288 – Ano IX – 06-04-2009

Num momento em que se fala de crise e se busca uma saída, a leitura desse número publicado em outro período pascal pode ser inspirador. Água, Fogo, Noite e Luz são símbolos pascais. Eles apontam para o “sacramento primordial” que é o cosmos. Cosmos que vibra com a vitória do Cristo, que se levanta da morte, na manhã da Ressurreição. A vitória da vida sobre a morte é a grande mensagem pascal. Essa edição buscou aprofundar a compreensão do mistério pascal apelando para o cinema, a música, a ciência, a literatura, a reflexão teológico-espiritual. Enfim, uma verdadeira mistagogia. As entrevistas desse número que contribuem para a reflexão são com Evaristo de Miranda, Luiz Vadico, Yara Caznok, Ione Buyst, Leomar Brustolin, Hans Küng e Antonio Cechin.

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição