Edição 462 | 30 Março 2015

Sala de Leitura

Leia as dicas de leituras de professores da Unisinos.
LETELIER, Hernán Riveira. A contadora de filmes. São Paulo: Cosacnaify, 2012, 112 p.

É um livro perfeito para se ler em um ou dois dias. Na verdade, o leitor quase devora o livro, pois a trama é muito envolvente. Trata-se da história de Maria Margarita, filha mais moça de uma família de mineiros, no deserto chileno do Atacama, que é apaixonada por cinema. Todos os domingos, ela e demais moradores da cidade se encantam com os filmes e tornam o cinema um espaço para conviver. Como seu pai sofre um acidente, a renda da família diminui drasticamente e só um dos filhos será o escolhido para ir ao cinema. Sua missão será, mais tarde, contar a história do filme para os demais. Ao ser a escolhida, Margarita mostra um talento incrível como narradora, e seus relatos passam a ser mais interessantes do que os próprios filmes. No início, o livro é doce e leve, mas com o passar do tempo, com a chegada da televisão e o golpe militar de Pinochet, misturados ao momento pessoal conflituoso que é a passagem da adolescência para a idade adulta da menina, fazem com  que a história se torne densa e dolorida.

Thaís Furtado é coordenadora do Curso de Jornalismo na Unisinos Porto Alegre e Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom).

SCHIRACH, Ferdinand von. Culpa. Rio de Janeiro: Record, 2014, 176 p.

Por mais que venhamos a estar de férias, um dia elas acabam. Mas mesmo nas férias as leituras relacionadas ao nosso estudo e profissão acabam por se fazer presentes. Claro que a proposta de Ferdinand von Schirach não é apresentar um texto acadêmico sobre os temas do direito penal. Pelo contrário. A mescla entre o real, o técnico e o ficcional acabam sendo elementos trabalhados com maestria pelo autor que é advogado e apresenta em todos os seus textos um pouco da sua profissão, sem com isso ser maçante. Uma leitura que, para os iniciados no direito penal, acaba por se mostrar altamente recomendada, não apenas para todos aqueles que estudam direito penal na universidade, mas também para todos aqueles curiosos que observam os impasses, incertezas e surpresas que casos criminais sempre despertam em qualquer pessoa. O tema de fundo de todos os textos é sempre a indagação a respeito do sentido e da necessidade de punição de uma pessoa juridicamente reconhecida como culpada. Em suma, uma leitura muito agradável e instigante, tal qual o período de férias costuma requerer.

Tomás Grings Machado coordenador do curso de Direito da Unisinos.