Edição 461 | 23 Março 2015

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Leia outras edições da IHU On-Line
Partido dos Trabalhadores, 10 anos no poder. Um governo de esquerda?

Partido dos Trabalhadores, 10 anos no poder. Um governo de esquerda?

Edição 413 - Ano XIII - 01-04-2013

Quando o Partido dos Trabalhadores completou 10 anos no poder, a IHU On-Line reuniu uma série de pensadores da conjuntura nacional para, justamente, discutir a trajetória governista ao longo da primeira década do século XXI. Nesse contexto, a chegada ao poder de um partido de esquerda suscitou muitas esperanças e expectativas. Participam do debate Valter Pomar, Tales Ab’Sáber, Renato Janine Ribeiro, Rudá Ricci e Claudio Salvadori Dedecca. Outros entrevistados são Francisco de Oliveira, Vladimir Safatle, Werneck Vianna, Luiz Gonzaga de Souza Lima e Roberto Antonio Liebgott.

 

A economia internacional e o Brasil. A crise financeira e seus (possíveis) impactos

Edição 372 - Ano XI - 05-09-2011

Tentando fazer frente a uma iminente crise financeira, em 2008, o Banco Central do Brasil ousou reduzir a Taxa Selic em 0.5 pontos. À época, ocorreram as mais diversas e contrastantes reações, noticiadas nas Notícias do Dia, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos - IHU. Para debater os rumos da economia naquele contexto, a IHU On-Line fez entrevistas com Fernando José Cardim de Carvalho, Fernando Ferrari Filho, José Luis Oreiro, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Amir Khair, Maria Lucia Fattorelli e Gigi Roggero.

 

O Brasil está se desindustrializando? Um debate

Edição 218 - Ano VII - 07-05-2007

 Um levantamento do IBGE divulgado em 2007 mostrou um crescimento de mais de 3% na indústria brasileira. Mesmo assim, fala-se, cada vez mais, que nos aproximamos de uma crise no setor industrial. Outros estudiosos, ao contrário, apostam em uma reestruturação da indústria no Brasil. No intuito de refletir sobre a tendência que prepondera no setor industrial, e sobre os rumos da economia brasileira, que a IHU On-Line entrevistou diversos especialistas no tema, entre eles Rubens Ricupero, Luiz Gonzaga Belluzzo, Liana Carleial e José Eduardo Cassiolato, David Kupfer, Marcio Pochmann, Pedro Cavalcante e Octavio Conceição.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição