Edição 456 | 20 Outubro 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Releia algumas das edições já publicadas da IHU On-Line.
As revoluções tecnocientíficas e a modelagem das feminilidades, hoje

As revoluções tecnocientíficas e a modelagem das feminilidades, hoje 

Edição 423 - Ano XIII – 17-06-2013

A modelagem das feminilidades favorecidas pelas revoluções tecnocientíficas contemporâneas é o tema de capa desta edição da IHU On-Line. Explora-se a maternidade sob o impacto da revolução tecnológica, o corpo como um lugar de luta frente suas construções midiáticas e a dominância da presença masculina no contexto tecnológico. Participam do debate Marlene Tamanini, Diana Maffía, Maristela Mitsuko Ono, Marília Gomes de Carvalho, Carolina Ribeiro Pátaro e Leonor Graciela Natansohn.

 

Tudo é possível? Uma ética para a civilização tecnológica

Edição 371 - Ano XI – 29-08-2011

Há 32 anos era lançada uma obra fundamental para a filosofia, cuja abordagem é das mais atuais e inquietantes: O princípio responsabilidade, de Hans Jonas (1903-1993). Inspirada pela importância desse escrito, a IHU On-Line entrevistou pesquisadores sobre o legado jonasiano. Contribuem para o debate Lourenço Zancanaro, Jelson Roberto de Oliveira, Helder Buenos Aires de Carvalho, Nathalie Frogneux, Robinson dos Santos e Lilian Godoy.

 

As mediações tecnológicas e a reinvenção do sujeito

Edição 164 – Ano V – 14-11-2005

Esta edição da IHU On-Line foi inspirada pelo VIII Seminário Internacional da Comunicação - Mediações tecnológicas e reinvenção do sujeito. Centram-se as discussões acerca da autonomia individual, tecnociência, mercado e sociedade nesta que, para Gilles Lipovetsky, parece ser uma modernidade muito mais radical. Estão presentes na edição, além do próprio Lipovetsky, Patrick Tacussel, Marie-France Bouilly e Lucien Sfez.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição