Edição 450 | 11 Agosto 2014

Retrovisor

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Confira algumas edições da IHU On-Line relacionadas ao tema de capa.

América Latina, hoje

Edição 292 - Ano IX – 11-05-2009

Tendo em vista o panorama político na América Latina na primeira década do século XXI, a IHU On-Line dedicou a edição 292 para discutir a situação atual no continente. “O quadro político da América Latina, considerando os últimos anos, é de mudança. Nós temos 11 presidentes que foram eleitos nesse período, alguns deles reeleitos, e que deslocam as elites do poder, trazendo uma agenda nova, muitas vezes calcada nas demandas da maioria”, aponta Silvio Caccia Bava, um dos entrevistados do número. Contribuem ainda para a discussão Adrián Padilla Fernández, Alfredo Molano, Héctor-León Moncayo, Raúl Zibechi, René Cardozo e José Maria Blanch.

 

Projeto de Ética Mundial. Um debate

Edição 240 - Ano VII – 22-10-2007

E edição 240 da IHU On-Line debate o tema da Ética Mundial desde a perspectiva do teólogo, de renome internacional, Hans Küng, entrevistado especial da edição. Além dele, outros intelectuais que abordam a temática participam da discussão, tais como Paul Valadier, Denis Müller, Paolo Flores D’Arcais e Gianni Vattimo. O número ainda conta as contribuições do egiptólogo Jan Assmann e do filósofo Alfredo Culleton.

 

Curso de História da Unisinos: 40 anos buscando ouvir outras vozes

Edição 97 – Ano IV - 19-04-2004

Quando o curso de História da Unisinos completou 40 anos, em 2004, a IHU On-Line fez um resgate do surgimento e desenvolvimento do curso ao longo das quatro décadas. Entre os entrevistados estavam os fundadores do curso, o professor Pe. Pedro Ignácio Schmitz, renomado arqueólogo brasileiro, e as professoras Helga Iracema Landgraf Piccolo, Ítala Irene Basile Becker e Beatriz Vasconcelos Franzen. Dois ex-alunos e professores doutores José Alberto Baldissera e René Gertz debatem o contexto da ditadura militar no Brasil nos primeiros anos do curso de História da Unisinos.

 

 

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição