Edição 428 | 30 Setembro 2013

Ética e Intersubjetividade: a filosofia do agir humano segundo Lima Vaz

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

A edição nº 42 dos Cadernos IHU publica o texto Ética e Intersubjetividade: a filosofia do agir humano segundo Lima Vaz, do filósofo Antonio Marcos Alves da Silva, co-coordenador do Grupo de Estudos Vazianos – Gevaz, da Faculdade Católica de Fortaleza – FCF.
Cadernos IHU, Ano 11, Edição 42

Antonio Marcos Alves da Silva apresenta o movimento dialético de análise do agir ético intersubjetivo do ser humano no pensamento do filósofo brasileiro Henrique Cláudio de Lima Vaz, cuja produção teórica baseia-se em uma tríade formada pela antropologia (Lima Vaz escreveu as obras Antropologia filosófica I e Antropologia filosófica II), pela ética (é autor também de Escritos de filosofia IV e de Escritos de filosofia V) e pela metafísica (publicou ainda Escritos de filosofia VII – Raízes da Modernidade). O roteiro dialético concebido no discurso de Lima Vaz percorre a universalidade, a particularidade e a singularidade, nesta ordem. Este roteiro é percorrido pela monografia de Antonio Marcos, que constrói sua abordagem analítica a partir do conceito aristotélico de Razão prática – saber como instrumento para se alcançar a perfeição moral. Assim, são demonstrados pelo autor a estrutura sistemática do pensamento de Lima Vaz e os contextos histórico e filosófico em que o mesmo é produzido. Em sua obra, Lima Vaz alerta para a necessidade de se pensar as relações éticas entre os seres humanos, de se conceber o outro como sujeito e não como objeto, para que se supere o estágio atual da sociedade contemporânea, marcada por um individualismo e um relativismo exagerados, por uma fragmentação da noção de ser humano, pelo predomínio da objetividade, pela precariedade de reconhecimento do outro e por uma ampla crise de valores. 

Esta e outras edições dos Cadernos IHU podem ser obtidas diretamente no Instituto Humanitas Unisinos – IHU ou solicitadas pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O arquivo da edição nº 42 também está disponível em PDF.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição