Edição 417 | 06 Mai 2013

Entrevistas em destaque

Redação

A Revista IHU On-Line traz nesta e nas próximas edições resumos das entrevistas especiais mais acessadas durante o recesso, entre janeiro e março de 2013. Os conteúdos estão disponíveis no sitio IHU On-Line (www.ihu.unisinos.br).

"Muita gente pequena em muitos lugares pequenos, fazendo coisas pequenas mudarão a face da Terra"

Entrevista com Lourdes Dill

Confira nas notícias do dia de 15-02-2013

Acesse o link http://bit.ly/YcnJZe

Desde o dia 22 de janeiro, a religiosa e coordenadora do projeto Esperança/Cooesperança de Santa Maria, Irmã Lourdes Dill integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul, conhecido como “Conselhão”. O grupo é formado por 90 representantes da sociedade civil que dialogam com o governo do Estado sobre os mais variados temas. São escolhidos conselheiros, conforme os critérios estabelecidos pelo Palácio Piratini, pessoas de ilibada conduta e reconhecida representatividade regional ou estadual. A escolha dos nomes é feita pelo próprio governador, Tarso Genro. Em entrevista por telefone à IHU On-Line, Irmã Lourdes falou sobre o convite do governo do Estado e das ações que realiza em Santa Maria e região, local onde mora e desenvolve seu trabalho social. “Para mim foi uma alegria muito grande”, avalia.

''A concentração de CO2 hoje está beirando 400 partes por milhão''

Entrevista com professor Alexandre Costa

Confira nas Notícias do Dia de 27-02-2013

Acesse no link http://bit.ly/XFH1qI

"Este ano será divulgado o quinto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC e, apesar do conservadorismo da comunidade científica, as evidências são tão gritantes que, sem dúvida, algumas das afirmações do relatório referentes ao aquecimento global e ao papel antrópico vão ser mais fortes ainda que do quarto", informou Alexandre Araújo Costa, professor titular da Universidade Estadual do Ceará, em entrevista concedida, por telefone, à IHU On-Line. Segundo o professor, "o IPCC deixa muito claro que o aquecimento global é inequívoco. Ele existe e é antrópico. Não há como explicar esse aquecimento a não ser pelo aumento na concentração dos gases do efeito estufa. Se fosse pela atividade solar e outros efeitos naturais, teríamos tido, na realidade, um ligeiro resfriamento na metade final do século XX, uma diminuição da ordem de 0,1 a 0,2 graus e não um aquecimento de 0,8 graus", complementa.