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Redação
Gilberto Felisberto Vasconcellos, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, garante que se dá importância exagerada ao fenômeno, que ele tipifica como o “triunfo do rico”.
Já Eduardo Guerreiro Brito Losso, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, acentua esse como o último movimento vanguardista brasileiro, numa clara transição para o pós-modernismo. Desde então, lamenta, não há nada tão expressivo, inclusive em sua “monstruosidade barroca”.
André Monteiro, também da UFJF, examina a tropicália, a marginália e a erosão das fronteiras culturais, cujas influências podem ser sentidas até hoje, mesmo que alguns dos velhos tropicalistas se dobrem à “máfia do dendê”.
Sem nenhum sentido utópico, o tropicalismo foi revolucionário na maneira de entender e fazer música popular e no modo de produzir uma conjunção entre significação estética e significação política, pontua Celso Fernando Favaretto, professor emérito da Universidade de São Paulo – USP.
Na opinião de Pedro Rogério, professor da Universidade Federal do Ceará – UFC, trata-se de um transbordamento impossível de aprisionar, enquanto Pedro Bustamante Teixeira aponta para a aceitação da outridade e a síntese do transe em canções como pontos-chave do movimento.
Júlio Cesar Valladão Diniz, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, analisa a poética da agoridade, o deslizamento e a permanência no bojo de um modo de ser tropicalista.
Armando Almeida, consultor da Unesco, completa esta edição debatendo no seu artigo a contracultura e a indústria cultural com o pano de fundo do movimento.
Por fim, para Frederico Oliveira Coelho, professor e coordenador dos cursos de Literatura e Artes Cênicas no Departamento de Letras da PUC-Rio, demorou décadas para o mundo absorver a proposta tropicalista.
Mais três entrevistas completam a edição.
Jon Sobrino, teólogo espanhol que esteve na Unisinos em outubro por ocasião do Congresso Continental de Teologia, fala sobre a construção de uma teologia viva, que caminha com os pobres. Por sua vez, o teólogo Carlos Mendoza, oriundo do México, debate a superação do ressentimento e a gratuidade do bem.
A política do precariado e a mercantilização do trabalho é a temática abordada pelo sociólogo Ruy Braga, que dá mais detalhes sobre sua obra A política do precariado (São Paulo: Boitempo, 2012).
Por fim, o publicitário e crítico de cinema Celso Sabadin comenta o filme argentino Elefante branco.
A todas e a todos uma ótima semana e uma excelente leitura!