Edição 409 | 19 Novembro 2012

Carla Denise Dias

Thamiris Magalhães

“Sou uma pessoa responsável, centrada no trabalho, bastante familiar e emotiva. Preocupo-me demasiadamente com as outras pessoas. Sou batalhadora, batalho pelo que eu quero; trabalhadora, às vezes um pouco ansiosa demais para que as coisas aconteçam. Mas sei que devemos ter paciência. Tudo acontece a seu tempo. No geral, sou calma, tranquila e de bem com a vida”, assim se define a analista de planejamento econômico financeiro da Unisinos, Carla Denise Dias, em entrevista concedida pessoalmente à IHU On-Line. Trabalhando há quase 20 anos nesta instituição, seu maior sonho é ter filhos e sempre ver sua família bem e com saúde. “Além disso, almejo bastante viver em um mundo com mais paz, tranquilidade e menos violência”. Conheça um pouco mais sua trajetória de vida pessoal e profissional.

Origem – Nasci em 29-06-1973 em Esteio. Vivi lá por um longo tempo, até uns sete anos atrás. Depois, vim morar em São Leopoldo, perto da Unisinos, por três anos e meio. Logo depois, casei e fui morar em Canoas, onde vivo com meu marido, Rovane, já há quatro anos. Não tenho filhos, mas gostaria muito de ter. Tenho uma enteada, a Mariane, com 12 anos de idade.

Família – Meus pais, Vítor e Maria Ilsa, moram em Esteio. Convivo bastante com eles. Sou uma pessoa muito família. Toda semana almoço na casa dos meus pais, e uma vez por semana vou lá. Meus pais são tudo para mim. Inspiro-me neles e no ensinamento que eles me passaram. Temos uma convivência bem próxima. Ademais, tenho um irmão mais velho, o André, e uma sobrinha, a Lethícia, que fez 15 anos recentemente.

Autodefinição – Sou uma pessoa responsável, centrada no trabalho, bastante familiar e emotiva. Preocupo-me demasiadamente com as outras pessoas. Sou batalhadora, batalho pelo que eu quero; às vezes um pouco ansiosa demais para que as coisas aconteçam logo. Mas sei que devemos ter paciência. Tudo acontece a seu tempo. No geral, sou calma, tranquila e de bem com a vida.

Trabalho – Trabalho há 19 anos na Unisinos. Entrei aqui em 1993, quando comecei a estudar. Ingressei no curso de Análise de Sistemas. No segundo semestre, troquei para o de Administração de Empresas, com habilitação em Recursos Humanos, curso no qual me formei. Mas sempre trabalhando na área econômico-financeira, e sendo que até 2006, trabalhei no setor denominado de Planejamento Econômico-Financeiro. Depois, esse setor se juntou com a Contabilidade, que atualmente é a Controladoria Financeira. Sou analista de planejamento econômico-financeiro. Trabalho principalmente com a precificação de todos os cursos. Sou eu quem cadastra os preços e formas de pagamento de todos os cursos da Universidade dentro do sistema integrado.

Extensão – Em 2009, fiz MBA em Controladoria aqui na Unisinos. Especializei-me então nessa área, até porque, na época, já existia o projeto da Contabilidade se tornar o setor de Controladoria. Então, deu bem certo e continuo atuando nessa área ainda hoje.

Lazer – Gosto de estar em casa, de fazer as tarefas do lar, pois sou bastante caseira. Também curto assistir filmes. Gosto de ir ao cinema de vez em quando, sair para jantar com os amigos e com o marido.

Livro – Gosto bastante de livros que tratam de assuntos relacionados à espiritualidade e ao comportamento humano. Um livro de que gostei foi A profecia celestina, de James Redfield, que trata da espiritualidade. De romances também gosto. Não tenho uma preferência. Se o livro for bom e se a leitura prender a minha atenção é o suficiente.

Filme – O curioso caso de Benjamin Button, de Scott Fitzgerald. Gosto desses tipos de filmes que nos fazem pensar, que trazem coisas impactantes e que demonstram uma visão diferente da vida.

Religião – Sou católica, pouco praticante, mas também gosto bastante da doutrina espírita.

Sonho – Ter filhos e sempre ver minha família bem e com saúde. Quero viver num mundo mais justo, onde as pessoas tivessem as mesmas chances e oportunidades, independentemente da classe social. Também que os governantes encontrassem uma solução viável para o problema da poluição do meio ambiente, que é uma questão bastante visível. Além disso, almejo bastante viver em um mundo com mais paz, tranquilidade e menos violência.

Unisinos – É o começo da minha vida profissional, porque ela me deu uma oportunidade de vir trabalhar aqui. É onde pude estudar, fazer minha graduação, trabalhar e crescer profissionalmente para chegar até onde estou. Trata-se de uma instituição séria, respeitada no mercado e na comunidade. Além disso, proporciona que nós tenhamos um ambiente de trabalho muito bom, em meio da natureza e suas edificações, e as pessoas com as quais trabalhamos fazem com que nós tenhamos um ambiente bom. Até poderia dizer que a Unisinos seja uma grande família. No geral, é muito bom trabalhar aqui. Gosto bastante. Além disso, creio que temos que aproveitar as oportunidades que a Universidade nos oferece para crescer profissionalmente e intelectualmente.