Edição 402 | 10 Setembro 2012

Destaques On-Line

IHU On-Line

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line no período de 03-09-2012 a 10-09-2012, disponíveis nas Entrevistas do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br).

A desindustrialização precoce: Brasil perdeu o bonde do desenvolvimento?
Entrevista especial com André Nassif, economista
Confira nas Notícias do Dia de 03-09-2012
A mudança macroeconômica que está ocorrendo no governo Dilma poderá “reverter o quadro de desindustrialização de modo geral”, mas possivelmente o “Brasil já tenha perdido o ‘bonde’ no sentido de conseguir dominar setores de alta tecnologia”, lamenta o economista André Nassif.

Poluição: um problema de saúde pública
Entrevista especial com Paulo Saldiva, médico
Confira nas Notícias do Dia de 04-09-2012
“Quando as mesmas empresas propõem produtos de padrões ambientais distintos em lugares diferentes, penso que é uma forma de tratar mal as pessoas. É isso que chamo de racismo ambiental: é uma forma de oferecer produtos de menor qualidade tomando partido”, assinala o médico.

“A cultura gospel é o jeito de ser evangélico”
Entrevista com Magali do Nascimento Cunha, professora na Universidade Metodista de São Paulo
Confira nas Notícias do Dia de 05-09-2012
“Boa parte dos evangélicos pentecostais e neopentecostais são grupos que elaboram propostas religiosas com uma estreita relação com as demandas e as formas de vida do tempo presente”, diz a pesquisadora.

Hidrelétricas comprometem conservação do Pantanal
Entrevista especial com Débora Calheiros, bióloga
Confira nas Notícias do Dia de 06-09-2012
“Se quisermos conservar o Pantanal, deveremos solicitar que os órgãos gestores federais e estaduais tomem uma atitude. Infelizmente, só conseguimos algum resultado através da Justiça”, lastima a bióloga.

"A questão amianto e câncer já está bem estabelecida"
Entrevista especial com Jefferson de Freitas, médico pneumologista do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Freguesia do Ó, São Paulo, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Plásticas e Similares de São Paulo, e professor-instrutor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Confira nas Notícias do Dia de 07-09-2012
A fibra do amianto é cancerígena e não há “limite de tolerância segura para sua utilização”. A “tendência” é de que a produção e a comercialização diminuam gradualmente no Brasil, após a “proibição de sua utilização em Estados importantes como São Paulo”.

Pacote de concessões não é sustentável
Entrevista com Carlos Eduardo Young, economista, leciona na UFRJ, no Instituto de Economia Industrial
Médicas da Santa Casa de São Paulo
Confira nas Notícias do Dia de 10-09-2012
A discussão em torno do pacote de concessões anunciado pela presidente Dilma em meados do mês de agosto deste ano não deve ficar restrita à forma e ao embate privatista. A “questão fundamental” é de outra ordem: “Qual modelo de desenvolvimento está associado a esse pacote?”.