Edição 394 | 28 Mai 2012

Redação

No ano do cinquentenário do início do Concílio Vaticano II e dos 40 anos do lançamento do livro Teologia da Libertação de Gustavo Gutierrez que abriu um novo e inédito panorama teológico na América Latina e no mundo, celebramos os 80 anos de vida de um teólogo brasileiro, João Batista Libânio. A sua trajetória teológica se confunde com a recepção do Concílio Vaticano II e com a Teologia da Libertação. Os testemunhos publicados nesta edição da IHU On-Line descrevem esta trajetória.

Leonardo Boff, filósofo, teólogo e escritor, José Oscar Beozzo, coordenador-geral do Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – Cesep, Faustino Teixeira, professor do programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião, da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Carlos Roberto Drawin, professor do Departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, Luiz Carlos Susin, frei capuchinho e professor na PUCRS e na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana – Estef, em Porto Alegre, Maria Teresa Bustamante Teixeira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFJF e Geraldo De Mori, professor na FAJE e vice-diretor da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião – SOTER, são os/as que contribuem nesta edição.

J. B. Libânio narra, igualmente, a sua trajetória, na entrevista que, como tantas outras vezes, prontamente, concedeu à IHU On-Line.

Ainda nesta edição, colhemos o testemunho de vida de uma militante da causa ambiental. Telma Monteiro, conhecida dos leitores e das leitoras da página eletrônica do IHU, narra a sua trajetória de ambientalista.

Três entrevistas e um artigo completam a edição desta semana. O jornalista Luiz Antônio Araujo, que descreve os episódios que marcam os conflitos no mundo árabe a partir de sua experiência como repórter na região do Afeganistão e Paquistão. Daniel Lance, cineasta e filósofo, continua o debate sobre René Girard que foi tema da edição anterior desta revista. E Celso Candido de Azambuja, professor de Filosofia na Unisinos, descreve os principais temas do I Seminário nacional de pesquisa: tecnociência, ética e poder a ser realizado na Unisinos.

Canal 2 da Televisão de Moçambique: quando a carroça vai à frente dos bois é o tema do artigo de João Miguel, diretor adjunto da Escola de Comunicação Artes da Universidade Eduardo Mondlane – ECA/UEM e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – Cepos.

A todas e a todos uma ótima leitura e uma excelente semana!