Edição 198 | 02 Outubro 2006

IHU Online

Idade Média. A compreensão de um presente a partir de um passado longínquo.

“De um lado, a Idade Média é nosso antimundo; mas, ao mesmo tempo, é de sua dinâmica que nasce a expansão colonial da Europa, o processo de ocidentalização do mundo e, finalmente, o sistema-mundo capitalista no qual vivemos e que hoje põe em risco a sobrevivência da humanidade”, afirma Jérome Baschet, historiador francês, da École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, em entrevista concedida à IHU On-Line. Segundo ele, “é preciso conceber, entre a Idade Média e nós, essa dupla relação, complexa, em parte contraditória, e é o que torna tão apaixonante o estudo da Idade Média, e, mais ainda, a possibilidade de fazer idas e vindas entre a compreensão do presente e a deste passado tão longínquo”.

O tema de capa desta edição pretende contribuir para a compreensão desta relação complexa da Idade Média com a contemporaneidade. Contribuem nesta discussão apaixonante, além de Jérome Baschet, o Prof. Dr. Jean-Claude Schmitt, da École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, com o artigo sobre o surgimento das cidades medievais e das ordens mendicantes e as entrevistas com o Prof. Dr. Luís Alberto De Boni, PUCRS, Jacques Le Goff, um dos mais importantes medievalistas vivos, Prof. Dr. Alfredo Culleton, do PPG em Filosofia da Unisinos, Prof. Dr. Edmar Checon de Freitas, da UFF, Prof. Dr. Hilário Franco Junior,  Prof. Dr. Jean Lauand, ambos da USP, Prof. Dr. Prof. Dr. José Rivair de Macedo, Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira, ambos da UFRGS e Prof. Dr. Ricardo Luiz Silveira da Costa, da UFES.

O Instituto Humanitas Unisinos - IHU promove neste semestre a segunda edição do Ciclo Idade Média no Cinema que, por sua vez, propiciou a edição dos Cadernos IHU em Formação sobre o mesmo tema. A edição será lançada ainda neste mês de outubro.

A contingência e o acaso nas Ciências da Vida e na Física é o tema que será abordado pelos professores doutores Aldo Mellender de Araújo, da UFRGS, e Fernando Haas, da Unisinos, nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, festa de S. Francisco de Assis, no II Ciclo de Estudos Desafios da Física para o Século XXI. O Prof. Dr. Fernando Haas é também o entrevistado no IHU Repórter desta semana.

E, numa semana cheia de debates e discussões, o I Ciclo de Estudos sobre a Formação Social Sul-Rio-Grandense: Contribuições com  a leitura de seus intérpretes, analisará o livro Capitalismo e escravidão no Brasil Meridional: o negro na sociedade escravocrata do Rio Grande do Sul, de Fernando Henrique Cardoso, e no V Ciclo de Estudos sobre o Brasil: Intérpretes do Brasil - Estado e Sociedade, a história do país será interpretada pelo olhar do escritor Machado de Assis na sua obra Esaú e Jacó. E o economista Octavio Augusto Camargo, da UFRGS, apresentará e discutirá o livro A violência da moeda, de Michel Aglietta e de André Orléan, no II Ciclo de Estudos Repensando os Clássicos da Economia.

Semana politicamente intensa, o IHU Idéias, da próxima quinta-feira, discutirá a nova configuração política que emerge das eleições do dia 1º de outubro. Participarão do debate Luciana Genro – PSOL e Ronaldo Zulke – PT.

A todas e todos uma ótima semana e uma excelente leitura!