Edição 380 | 14 Novembro 2011

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 08-11-2011 a 14-11-2011

Código Florestal: “a discussão é feita a partir de um cronograma político”
Entrevista especial com Bazileu Margarido, engenheiro de produção, presidente do Ibama em 2008
Confira nas Notícias do Dia de 08-11-2011
A urgência em votar o novo Código Florestal na Comissão de Meio Ambiente – CMA e, posteriormente, no Senado, quer impedir que o projeto de reforma do Código vigente seja discutido na Rio+20, alerta o pesquisador.

O Protocolo de Kyoto e a COP-17, em Durban. Desafios e perspectivas em vista da Rio+20
Entrevista especial com Marcelo Montenegro, assessor do programa de Direito e Alimentação da Actionaid Brasil
Confira nas Notícias do Dia de 09-11-2011
Segundo avalia o assessor da Actionaid Brasil, “tanto o Protocolo de Kyoto quanto as negociações climáticas deram aos países vulneráveis a oportunidade de atuarem com força em relação aos acordos climáticos”.

Os refugiados climáticos e o paradoxo da imobilidade
Entrevista especial com Márcia Castro, demógrafa, professora assistente na Harvard School of Public Health
Confira nas Notícias do Dia de 10-11-2011
Ainda não existe um status legal de refugiado climático, mas fenômenos extremos como secas e tempestades estão potencializando o deslocamento populacional interno em diversas regiões do mundo. No Brasil, o deslocamento de populações provavelmente ocorrerá “intra e entre regiões.

A era do lixo. “Ele está visceralmente associado ao atual modo de vida”
Entrevista especial com Maurício Waldman, cientista social, colaborador do site Geografia e Cartografia – Geocarto e do Centro de Estudos Africanos da USP – CEA-USP
Confira nas Notícias do Dia de 11-11-2011
A humanidade está movimentando cerca de 48 bilhões de toneladas de materiais por ano, mas, desse valor, “30 bilhões viram lixo”, informa Waldman. Na era do consumo descartável, as classes “abastadas” geram cerca de 1,5 a 2,0 kg/hab/dia de resíduos, enquanto entre os mais pobres o grau de resíduos despenca para 0,3 kg/hab/dia.

Os desafios da participação nas sociedades democráticas
Entrevista especial com Wilson Gomes, pesquisador e docente da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia
Confira nas Notícias do Dia de 12-11-2011
Conforme constata o pesquisador, “há, efetivamente, mais iniciativas patrocinadas pelos governos para promover transparência do que para produzir ou demandar participação civil”.