Edição 376 | 17 Outubro 2011

O veneno está na mesa

Márcia Junges

Documentário em exibição nesta quarta-feira no IHU questiona o uso e o abuso dos agrotóxicos nos alimentos, e convida ao debate sobre que alternativas são possíveis para a produção de alimentos saudáveis, pontua Cláudia Witt

Nesta semana acontece a Semana da Alimentação, quando são realizadas atividades de conscientização e orientações alimentares e nutricionais para a comunidade em geral. Dentro dessa proposta, nesta quarta-feira, 19-10-2011, será exibido no Instituto Humanitas Unisinos – IHU o documentário O veneno está na mesa, das 19h30min às 22h, na Sala Ignácio Ellacuría e Companheiros. A produção, dirigida por Silvio Tendler, tem 50 minutos e é parte da programação do Ciclo de Debates: Alimentação saudável e sustentável. A nutricionista do Projeto Alerta da Unisinos, Cláudia Lílian Witt, é a debatedora da atividade. De acordo com ela, um dos principais focos é o uso indevido dos agrotóxicos nos alimentos. O tema será abordado no debate que se segue à exibição do documentário.

“Pretendemos falar a respeito do uso dos agrotóxicos, pois a questão não é somente quanto ao uso dessas substâncias, mas sobre seu mau uso. Diversas pesquisas mostram grande contaminação nos alimentos, excedendo o permitido. Assim, serão apresentados aos participantes assuntos como os prós e contras do uso dos agrotóxicos e quem é a parcela mais prejudicada da população: os próprios agricultores ou os consumidores?”, questiona.

Outro aspecto que será debatido são os malefícios que essas substâncias trazem para a saúde, o que pode ser feito em termos de governo e fiscalização para o uso correto dos produtos e quais os alimentos mais contaminados.

De acordo com Cláudia, “os alimentos orgânicos são uma proposta de consumo mais natural e livre de aditivos químicos. Contudo, sabemos que o custo é muito elevado para a sociedade adquirir. A questão é se temos condições de mudarmos esse conceito, e será que teremos com o passar do tempo mais condições de alimentarmos um país através dessas fontes?” Uma discussão sobre o que se espera para as gerações futuras em termos de doenças relacionadas ao consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos, sobretudo de moléstias crônicas não transmissíveis como o câncer é o outra temática que promete aquecer a conversa após o documentário.

Em relação ao meio ambiente, serão abordadas as modificações que nosso planeta está sofrendo. “Que medidas poderão ser tomadas para amenizar esses problemas, se é que existem? O que está acontecendo com o solo, árvores, animais e o ar que respiramos?”, questiona.

Confira a programação completa do Ciclo de Debates: Alimentação saudável e sustentável em http://migre.me/5VoJY.